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Type: Tese
Title: De Lélia Gonzalez a Marielle Franco : mulheres negras e seus processos comunicacionais interseccionais de resistência
Authors: Pâmela Guimarães da Silva
First Advisor: Ângela Cristina Salgueiro Marques
First Co-advisor: Regiane Lucas de Oliveira Garcêz
First Referee: Rosane da Silva Borges
Second Referee: Maria Gislene Carvalho Fonseca
Third Referee: Luciana de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Fernanda Ariane Carrera
Abstract: O objetivo desta tese de doutoramento é apreender quais são os arranjos criados e as estratégias interacionais usadas por mulheres negras em suas insurgências políticas para transformar o lugar social de seus pares. Para entender esse contexto que precisa ser modificado, filiamo-nos, principalmente, à abordagem de Sueli Carneiro (2005) de que a sociedade brasileira está estruturada sob o dispositivo de racialidade que, em última instância, tem como objetivos o genocídio e o epistemicídio negro. Porém, observamos também que, continuamente, os sujeitos negros rearranjam os elementos que compõem o dispositivo e criam espaços de resistência aos seus efeitos. Especialmente, mulheres negras. Com isso mente, empreendemos um recuo histórico e analítico a fim de identificar as práticas comunicacionais que mulheres negras vêm empreendendo para transformar essa realidade que inscreve os sujeitos negros sob o signo da morte (factual e simbólica), mas que também lhes oferece oportunidades de desvio. Para selecionar as práticas comunicacionais que seriam analisadas, elaboramos uma metodologia que nomeamos como arco da vida — que, inspirada no recurso estilístico da escritora Conceição Evaristo em sua obra Olhos d’água, consiste em apresentar um significativo conjunto de mulheres negras, com características e experiências múltiplas, mas que se observadas conjuntamente, poderiam formar um arco da vida de qualquer mulher negra. Assim compõem o nosso corpus: a coluna Negra, escrita por Lélia Gonzalez (1980); a coluna Mulher Negra e Pequim 95 - da Informação à Ação escrita por integrantes do Instituto Geledés (1990); a Coluna Opinião do Jornal Correio Braziliense, reproduzida no Portal Geledés (2000), escrita por Sueli Carneiro; os artigos de opinião de Djamila Ribeiro no Blogueiras Negras (2010) e o artigo Últimas Palavras de Marielle Franco (2018). Nossa aproximação desse material revelou que essas mulheres precisaram e precisam continuamente desestabilizar o dispositivo de racialidade, que se manifesta através em certa autorização discursiva que cria legibilidades, ao mesmo tempo que tenta as aprisionar no lugar social do silenciamento. Para tanto, elas criam territórios simbólicos (online e offline), nos quais: 1) se autodefinem e se autoavaliam; 2) expõem a natureza interligada das opressões que as atingem e 3) valorizam a própria cultura. Ou seja, elas realizam procedimentos de subjetivação e emancipação política — um reconhecimento de si por si, diferente das regulações do dispositivo de racialidade. Como todas essas dimensões de subjetivação e emancipação tomam a raça como referência, mas produzem interações cujos sentidos são diferentes daqueles produzidos pelo dispositivo de racialidade, nossa hipótese é a de que essas mulheres, constantemente, tentam modificar o arranjo dos elementos que compõem o dispositivo de racialidade, para que eles se posicionem sob uma ótica interseccional e as interações que ocorram em sua ambiência produzam não mais o aniquilamento. Trata-se de uma continua tentativa de engendrar na sociedade brasileira um arranjo disposicional (BRAGA, 2018, 2020) interseccional de resistência que tensiona o dispositivo racial que vai modelar e orientar as interações. Uma espécie de contra-dispositivo que se manifesta: com o ingresso na ordem do discurso como colunistas, na organização e publicação das próprias demandas, no resgate e na publicação da própria história, na exposição das engenharias sociais opressivas, na valorização da própria cultura, no ato de se autodefinir e se autoavaliar.
Abstract: The purpose of this doctoral thesis is to apprehend the arrangements created and the interactional strategies used by black women in their political insurgencies to transform the social place of their peers. Therefore, we are mainly affiliated with Sueli Carneiro theory (2005) that Brazilian society is structured under the raciality device, which, ultimately, has genocide and black epistemicide as objectives. However, we also observe that, continuously, black subjects rearrange the elements that make up the device and create spaces of resistance to its effects. Especially black women. With that in mind, we undertake a historical and analytical retreat in order to identify the communicational practices that black women have been undertaking to transform this reality that inscribes black subjects under the sign of death (factual and symbolic). Based on a methodology that we call the arc of life — which, inspired by the stylistic resource of the writer Conceição Evaristo in her work Olhos d'água, consists of presenting a significant group of women, with multiple characteristics and experiences, but which if observed together, could form an arc of life any black woman — we selected as our corpus: the column Negra, written by Lélia Gonzalez (1980); the column Mulher Negra e Pequim 95 - da Informação à Ação written by members of the Geledés Institute (1990); the column Opinião of Correio Braziliense newspaper, reproduced in Portal Geledés (2000), written by Sueli Carneiro; the opinion articles by Djamila Ribeiro in Blogueiras Negras (2010) and the article Últimas palavras by Marielle Franco (2018). Our approach to this material revealed that these women needed and continually need to destabilize the raciality device, which is manifested through a certain discursive authorization that creates legibilities, while imprisoning them in the social place of silencing. To do so, they create symbolic territories (online and offline), in which: 1) they define and evaluate themselves; 2) expose the interconnected nature of the oppressions that affect them and 3) value the culture itself. In other words, they carry out procedures of subjectivation and political emancipation — a recognition of themselves, different from the regulations of the raciality device. As all these dimensions of subjectivation and emancipation take race as a reference, but produce interactions whose meanings are different from those produced by the raciality device, our hypothesis is that these women constantly try to modify the arrangement of the elements that make up the device of raciality, so that they position themselves under an intersectional perspective and the interactions that occur in their environment no longer produce annihilation. It is a continuous attempt to engender in brazilian society an intersectional dispositional arrangement (BRAGA, 2018, 2020) of resistance to the racial device that will shape and guide interactions. A kind of against-device that manifests itself: with the entry into the order of discourse as columnists, in the organization and publication of their own demands, in the rescue and publication of their own history, in the exposure of oppressive social engineering, in the appreciation of their own culture, in the act of self-defining and self-evaluating.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/40832
Issue Date: 28-Oct-2021
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