Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42104
Type: Dissertação
Title: O docente especialista na Educação Infantil: a presença do professor de arte nos Centros Municipais de Educação Infantil de Montes Claros
Authors: Karen Luane Nascimento
First Advisor: Jussara Rodrigues Fernandino
First Co-advisor: Sandro Vinicius Sales dos Santos
First Referee: Ana Consuelo Ramos
Second Referee: Angelita Maria Vander Broock Schultz
Abstract: O tema da presente pesquisa aborda o campo da Arte na Educação Infantil. Teve como objetivo geral investigar a proposta em torno da Arte nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS) da cidade de Montes Claros, considerando a opção da Secretaria Municipal de Educação pela atuação do professor especialista nesse campo, primeiramente o especialista em Música, e, posteriormente, o especialista em Arte. Inserida em uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, a investigação buscou identificar, de acordo com seus objetivos específicos, as características e a trajetória da Educação Infantil no contexto da educação brasileira e do município de Montes Claros; levantar informações sobre as políticas públicas em torno do ensino de Música no Brasil, especialmente suas propostas para a Educação Infantil; conhecer a realidade em torno da inserção do docente especialista em Arte na Educação Infantil de Montes Claros, quanto aos processos de implantação, formação e práticas pedagógicas. Para tal, a pesquisa lançou mão do seguinte percurso metodológico: pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com representantes da Secretaria e docentes dos CEMEIS. A partir do confronto entre os dados produzidos por meio das entrevistas e o escopo teórico da investigação, foram elaboradas categorias que possibilitaram construir aspectos para a compreensão das questões levantadas pela pesquisa, a saber: as motivações da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros quanto à inserção do especialista em Arte na Educação Infantil; a problemática da formação docente nas diferentes linguagens artísticas frente à legislação vigente; e os aspectos do trabalho cotidiano nos CEMEIS, destacando de que maneira a Música se integra nesse contexto.
Abstract: The theme of this research addresses the field of Art in Early Childhood Education. The general objective was to investigate the proposal around Art in the Municipal Centers for Early Childhood Education (CEMEIS) in the city of Montes Claros, considering the option of the Municipal Education Secretariat for the role of the specialist teacher in this field, first the specialist in Music, and, later, the specialist in Art. Inserted in a qualitative methodological approach, the investigation sought to identify, according to its specific objectives, the characteristics and trajectory of Early Childhood Education in the context of Brazilian education and the municipality of Montes Claros; to raise information on public policies around the teaching of Music in Brazil, especially its proposals for Early Childhood Education; to know the reality surrounding the insertion of the specialist teacher of Art in Early Childhood Education in Montes Claros, regarding the implantation processes, training and pedagogical practices. To this end, the research used the following methodological path: bibliographic research, document analysis and semi-structured interviews with representatives of the Secretariat and CEMEIS teachers. Based on the confrontation between the data produced through the interviews and the theoretical scope of the investigation, categories were elaborated that made it possible to build aspects for the understanding of the issues raised by the research, namely: the motivations of the Municipal Education Department of Montes Claros regarding the insertion of the specialist in Art in Early Childhood Education; the problem of teacher training in different artistic languages compared to current legislation; and the aspects of daily work in CEMEIS, highlighting how Music is integrated in this context.
Subject: Educação infantil - Montes Claros
Educação artística
Arte e educação
Professores - Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/42104
Issue Date: 31-Mar-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons