Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42295
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dc.creatorRicardo Viana Carvalho de Paivapt_BR
dc.creatorRaquel Garcia Gonçalvespt_BR
dc.creatorDanilo de Melo Costapt_BR
dc.creatorFrancisco Vidal Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-06T21:18:10Z-
dc.date.available2022-06-06T21:18:10Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue30pt_BR
dc.citation.spage31pt_BR
dc.citation.epage51pt_BR
dc.identifier.issn1982-3037pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42295-
dc.description.abstractThis study conducts a historical of the main concepts of competitiveness in the area of administration, beginning with the studies of the firm until the early concepts and terms established. For this purpose, a theoretical qualitative research was conducted using, as a means of collection of data, the bibliographic research, restricted to books and academic papers of the main authors of the area. Data were analyzed, summarized and categorized, trying to understand the logic composition of the definition that we want to achieve. At the end, we suggest the creation of a new concept for: "Competitive Strategy" and "Competitiveness", by means of the agglutination of terms and definitions taken from the leading authors in the field, through constructs observed in the historical that was done. The contribution of this work is to demonstrate that the theory ever published about the subject can be complementary in building a comprehensive concept to guide future research and organizational decisions.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo realiza um resgate histórico dos principais conceitos de competitividade na grande área da administração percorrendo desde os estudos da firma até as primeiras formas e os termos já estabelecidos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa teórica de caráter qualitativo, utilizando como meio de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, restrita a livros e artigos acadêmicos, dos principais autores da área. Os dados foram analisados, sumarizados e categorizados buscando se compreender a composição lógica da definição que se tenta alcançar. Ao final, sugere-se a criação de um novo conceito para: “estratégia competitiva” e “competitividade”, mediante a aglutinação de termos e definições retiradas dos principais autores da área, por meio de constructos observados no resgate histórico realizado. A contribuição deste trabalho está em demonstrar que a teoria já publicada sobre o tema pode se complementar na construção de um conceito abrangente para nortear futuras pesquisas e decisões organizacionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - DEPARTAMENTO DE URBANISMOpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCiências Sociais Aplicadas em Revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectFirmapt_BR
dc.subject.otherCompetitividadept_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherEmpresaspt_BR
dc.subject.otherEstratégiapt_BR
dc.titleEpistemologia da competitividade e a sugestão de um novo conceitopt_BR
dc.title.alternativeEpistemology of competitiveness and suggestion of a new conceptpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15609pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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