Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/43389
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Roberto Eustaáquio dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5820491279373765pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Paula Baltazar dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Silke Kapppt_BR
dc.contributor.referee3João Marcos de Almeida Lopespt_BR
dc.creatorTiago Amaral da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5176909005160672pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-18T19:45:11Z-
dc.date.available2022-07-18T19:45:11Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43389-
dc.description.abstractThis dissertation aims to discuss the ambivalent condition of architectural representations as auxiliary instruments of the production of space. On one hand, they can be used as tools to control the production at the service of capital, bringing together the fragmented work of construction manufacturing workers, in order to guarantee the extraction of surplus value. For this, they are configured as a code, that is restrict to the field of architects. On the other hand, they have the potential to be applied in operational practices that promote the interaction between construction site and design, to assist in the dissemination of technical information beyond the restricted limits that they currently perform in the field of architecture, or to be critically appropriated by marginalized individuals and socio-spatial groups. Based on these assumptions, I recognize that representations are not neutral tools, and therefore they can be used for different purposes with different modes of mobilization. This research analyzes this ambivalence based on case studies of different architectural practices, investigating from the most conventional to those that, in some way, deviate from the hegemonic arrangement (such as technical advisory for participative processes of self-management housing groups, for the popular demands or for the self-construction). Thus, in the research presented in this text, I criticize the prescriptive and codified use of representations and I investigate the extent to which they are able to be used in instruments of dialogue: tools that are oriented towards critical interaction and exercises of emancipation of the agents that mobilize them or towards whom they are directed.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo discutir a condição ambivalente das representações de arquitetura enquanto instrumentos auxiliares da produção do espaço. De um lado, elas podem ser utilizadas como ferramentas de controle da produção a serviço do capital, reunindo o trabalho fragmentado dos operários da manufatura da construção de modo a garantir a extração de mais-valor. Para isso, configuram-se como um código restrito ao campo dos arquitetos. De outro, elas têm potencial para serem aplicadas em práticas operativas que promovam a interação entre canteiro e desenho, para auxiliarem na difusão de informações técnicas para além dos limites restritos que hoje desempenham no campo da arquitetura, ou para serem apropriadas de forma crítica por indivíduos e grupos sócio-espaciais marginalizados. Partindo desses pressupostos, reconheço que as representações não são ferramentas neutras, e por isso podem ser utilizadas para diversos propósitos com distintos modos de mobilização. No presente texto analiso essa ambivalência a partir de estudos de caso de diversas práticas arquitetônicas, investigando desde as mais convencionais até aquelas que, de alguma forma, se desviam do arranjo hegemônico (tais como as assessorias técnicas para os processos participativos de conjuntos autogestionários, para as demandas populares ou para a autoconstrução). Desse modo, na pesquisa apresentada neste texto, faço uma crítica ao uso prescritivo e codificado das representações e investigo em que medida elas são passíveis de serem usadas em instrumentos de diálogo: ferramentas que estejam orientadas para a interação crítica e para exercícios de emancipação dos agentes que as mobilizam ou para os quais elas são direcionadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentação de arquiteturapt_BR
dc.subjectAssessoria técnicapt_BR
dc.subjectInstrumentos de diálogopt_BR
dc.subjectInterfacespt_BR
dc.subject.otherDesenho arquitetônicopt_BR
dc.subject.otherRepresentação arquitetônicapt_BR
dc.subject.otherArquiteturapt_BR
dc.subject.otherProjeto arquitetônicopt_BR
dc.titleRepresentação a contrapelo: o desenho de arquitetura como ferramenta da produção do espaçopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5949-0441pt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tiago Amaral - Dissertação - Representação a contrapelo.pdf26.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.