Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43392
Type: Dissertação
Title: Práticas de ensino bem-sucedidas em contexto de baixo rendimento econômico: a experiência de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte
Authors: Vanessa Paula Ribeiro Andrade
First Advisor: Vanessa Regina Eleutério Miranda
First Co-advisor: Gladys Agmar Sá Rocha
First Referee: Vânia Finholdt Ângelo Leite
Second Referee: Ana Maria Alves Saraiva
Third Referee: Nair Aparecida Rodrigues Pires
Abstract: A pesquisa tem como objeto de estudo as práticas de ensino bem-sucedidas efetivadas por docentes de uma escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. De abordagem qualitativa, constitui-se em um estudo de caso realizado em uma escola localizada em contexto de baixo rendimento econômico. A instituição analisada possui uma particularidade em relação às demais escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte, situadas em territórios com perfis econômicos similares, se destacando com bons resultados dos estudantes. Ao longo de três edições consecutivas da Prova Brasil (2013, 2015 e 2017), demonstrou uma regularidade de altas proficiências dos estudantes do 5.º ano em Língua Portuguesa e em Matemática. Dessa maneira, o foco da investigação se voltou para as práticas de ensino e estratégias docentes que concorrem para esses bons resultados. A coleta de dados incluiu a aplicação de questionário para professores e gestores da escola que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a realização de entrevistas com alguns desses professores e gestores. Por meio das entrevistas, foram analisados os discursos dos professores e gestores que atuam na unidade escolar, buscando compreender concepções e propostas que pudessem caracterizar as práticas de ensino realizadas e os aspectos que mais contribuem para a efetivação de seus bons resultados. A análise de dados demonstrou que há, nessa instituição escolar, um contexto favorável para o desenvolvimento das práticas de ensino bem-sucedidas, circunscrito pelo perfil profissional das professoras e gestoras. O trabalho coletivo desenvolvido na escola demonstrou ser o que mais favorece a existência de práticas bem-sucedidas, possibilitando a troca de experiências entre os docentes, a tomada de decisões de forma colaborativa e o diálogo constante sobre o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. A análise permitiu identificar que a equipe gestora tem papel fundamental para a promoção do engajamento entre os profissionais, corroborando a implementação das práticas de ensino bem-sucedidas.
Abstract: This research aims to study the successful teaching practices performed by teachers at a school in the Municipal Education Network of Belo Horizonte. It has a qualitative approach and constitutes the case study of a school realized in a low income context. The institution under analysis has one particularity in relation to the other schools in the Municipal Network of Belo Horizonte, located in territories with similar economic profiles, standing out with good student results. Throughout three consecutive editions of Prova Brasil (2013, 2015, and 2017), it demonstrated a regularity of high proficiency of 5th grade students in Portuguese Language and Mathematics. In this way, the focus of the investigation turned to the teaching practices and teaching strategies that contribute to these good results. Data collection included a survey which was conducted among all teachers and the school managers who work in the first years of elementary school as well as interviews with some teachers and managers. Through the interviews, was possible to analyze the perception of these teachers and managers who work at the school, trying to understand the approach and teaching practices applied that compose the school context. The data analysis was based on the theoretical frameworks researched, which supported the understanding of the strategies that describe the successful teaching practices developed at that school. The research showed that there is a favorable context in the school for the development of successful teaching practices, circumscribed by the professional profile of the teachers and managers. The collective work developed in the school enables the exchange of experiences among teachers, collaborative decision-making, and constant dialogue about the development of student learning. The management team is essential to promote engagement among professionals, which seems to corroborate the implementation of successful teaching practices.
Subject: Professores -- Prática de ensino
Rendimento escolar -- Avaliação
Escolas públicas -- Belo Horizonte (MG)
Educação e nível de renda
Estratégias de aprendizagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43392
Issue Date: 14-Dec-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.