Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/43446
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marta Macedo Kerr Pinheiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9006683778296973pt_BR
dc.creatorRomano Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T12:28:59Z-
dc.date.available2022-07-20T12:28:59Z-
dc.date.issued2010-12-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43446-
dc.description.resumoAs constantes mudanças oriundas dos avanços tecnológicos e dos sistemas de informações têm provocado uma verdadeira revolução em todos os setores da atividade econômica. Diante desse cenário, posicionar-se de maneira estratégica e competitiva, bem como usar adequadamente a informação e o conhecimento, são os principais fatores determinantes de sucesso ou fracasso para a maioria das organizações, principalmente as pequenas empresas que, por não terem objetivos estratégicos claramente definidos, enfrentam mais dificuldades que as empresas de médio e grande porte. Este trabalho apresenta um estudo de caso de uma pequena empresa de autopeças localizada em Betim, Minas Gerais, descrevendo suas principais fontes de informações, como a mesma monitora o seu ambiente externo de negócios e como as informações são utilizadas como instrumento de poder para elaborar estratégias de competitividade. Conclui-se que o melhor caminho a ser seguido pelas pequenas empresas seria investir na formação (informação e conhecimento) de seus profissionais, tendo como meta não a total independência das empresas maiores, mas, sim, alternativas que lhes possibilitem reduzir seu nível de dependência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEDITORA - EDITORA UNIVERSITARIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Estratégica da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectIndústria familiar automotivapt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subject.otherInformação para negóciospt_BR
dc.subject.otherTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleO uso da informação e do conhecimento como instrumento de poder e estratégia de competitividade: estudo de caso de uma empresa de autopeçaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC_UFMG_VERSÃO FINAL_PDF_20_12_2010.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.