Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/44441
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cristiano Silva de Barrospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4730047994577097pt_BR
dc.contributor.referee1Evaldo Balbino da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Luiza Santana Chaves Miconi Ferreirapt_BR
dc.creatorLaiz Soares Shakespeare Pereirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3245101434433555pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-22T14:20:39Z-
dc.date.available2022-08-22T14:20:39Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44441-
dc.description.abstractThis dissertation presents a proposal for literary literacy in poetry that contemplates the urban poetics adopted with the sequence methodology for the literary literacy of Cosson (2009) along with the genre didactic project of Guimarães and Kersh (2012). This study’s object is the poetic genres’ contribution as slam, rap and rhyme battles in the literacy in poetry and in the possibility of enriching the poetic repertory of young second-graders. The research and the activities were thought to contemplate the student in the school and to honor the poetic characteristic of peripheral cultural activities. There is a proposal of publication of the poetics texts by a literary podcast that can expand the achievement of the students’ compositions. The research has propositive character and was developed in order to accept adaptations according to the reality applied. Through this work it was possible to conclude that the school needs constant dialogue with the street and the popular layer to supply the actual demands and make yourself significant for your community.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma proposta para o letramento literário em poesia que contempla as poéticas urbanas adotadas com a metodologia da sequência para o letramento literário de Cosson (2009), juntamente com o Projeto didático de gênero de Guimarães e Kersh (2012). O objeto de estudo é a contribuição de gêneros poéticos como o slam, rap e batalha de rimas no letramento em poesia e na possibilidade de enriquecer o repertório poético de jovens no ensino fundamental II. A pesquisa e as atividades foram pensadas para contemplar o estudante na escola e prestigiar a característica poética das atividades culturais periféricas. Há uma proposta de publicação dos textos poéticos por meio de um podcast literário que possa expandir o alcance das composições dos estudantes. A pesquisa possui caráter propositivo e foi desenvolvida de modo a aceitar adaptações conforme a realidade em que for aplicada. Através deste trabalho foi possível concluir que a escola necessita do diálogo constante com a rua e as camadas populares para suprir as reais demandas e se fazer significativa para sua comunidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSlampt_BR
dc.subjectRappt_BR
dc.subjectBatalha de rimaspt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherLiteratura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPoesiapt_BR
dc.titleA contribuição da(s) poesia(s) urbana(s) para o letramento literário no fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertacao_Laiz_Soares_Final.pdf4.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons