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dc.contributor.advisor1Hermes Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7254461558501100pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigo Barreto Caldaspt_BR
dc.contributor.referee2Túlio Nogueira Bittencourtpt_BR
dc.creatorRuan Richelly Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9293046930915435pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-25T18:36:28Z-
dc.date.available2022-08-25T18:36:28Z-
dc.date.issued2020-11-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44594-
dc.description.abstractDue to the growing demand for more economical, efficient, and sustainable bridges, the study of constructive methods that provides such attributes become necessary. In this sense, steel-concrete composite bridges have become a popular solution due to the combination of the structural benefits of both steel and concrete. For small and medium span bridges, the common solution with a concrete slab and steel I-girders often display the most economic results. In addition, other solutions emerge as innovative alternatives for bridge construction, such as steel-concrete composite beams with composite dowels and preflexbeams. Although commonly adopted on bridges internationally, these solutions are still rarely used and poorly developed on Brazil. Therefore, this work has aimed to develop a comparative study of the different solutions for composite beams, to define a guideline to the project and execution of these systems, and to delimitate their efficiency and economy. Thus, case studies have been carried out according to the Eurocode design specifications and analytical models presented in the literature. As a mean to verify the case studies of the superstructure of simply supported railway bridges, spreadsheets have been developed, and the solutions indicators of performance have been obtained. Therefore, this work can be considered as a practical guide for future national applications of these composite beam systems, aiming to contribute to the system dissemination on the Brazilian technical field.pt_BR
dc.description.resumoCom a crescente exigência por pontes e viadutos mais econômicos, estruturalmente eficientes e sustentáveis, surge a necessidade do estudo de soluções construtivas que garantam tais atributos nas mais variadas situações. Nesse contexto, obras de arte especiais com elementos estruturais mistos de aço e concreto têm se tornado uma solução popular, uma vez que tais elementos combinam os benefícios estruturais do aço e do concreto. Em pontes e viadutos com pequenos e médios vãos, a solução que usualmente garante resultados econômicos interessantes é composta por uma laje de concreto sobre vigamento de aço em perfis I. Outras opções que despontam como alternativas eficientes na construção de obras de arte especiais são o sistema de vigas com conectores de cisalhamento em chapa de aço contínua recortada e o sistema de vigas mistas preflexionadas. Apesar destas soluções serem adotadas internacionalmente, ainda são pouco conhecidas, aplicadas e utilizadas no âmbito nacional. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo a realização de um estudo comparativo das diferentes soluções de vigas mistas a fim de definir um roteiro de execução para cada uma e delimitar a eficácia e economia dos métodos propostos. Para tanto, foram realizados estudos de caso a partir das especificações de dimensionamento propostas pelos Eurocódigos, bem como a aplicação de modelos analíticos presentes na literatura. Para a verificação dos estudos de caso de superestruturas de pontes ferroviárias biapoiadas foram desenvolvidas planilhas de cálculo que possibilitaram a obtenção de indicativos sobre desempenho das soluções. O conteúdo desenvolvido no trabalho pode ser tomado como um roteiro prático para projetos futuros no contexto nacional e visa a disseminação destes sistemas estruturais no meio técnico brasileiro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVigas mistas de aço e concretopt_BR
dc.subjectPontes ferroviáriaspt_BR
dc.subjectConectores em chapa contínua recortadapt_BR
dc.subjectVigas mistas preflexionadaspt_BR
dc.subject.otherEngenharia de estruturaspt_BR
dc.subject.otherConstrução mistapt_BR
dc.subject.otherPontes ferroviáriaspt_BR
dc.subject.otherFlambagem (Mecânica)-
dc.titleEstudo comparativo de soluções para vigas mistas empregadas em obras de arte especiaispt_BR
dc.title.alternativeComparative study of solutions for steel-concrete composite beams in bridgespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3799-2248pt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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