Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/44715
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luiz Carlos Brant Carneiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3492627438511687pt_BR
dc.contributor.referee1Luiz Carlos Brant Carneiropt_BR
dc.contributor.referee2Marilia Rezende da Silveirapt_BR
dc.creatorMaria Lourdes Krolikovskipt_BR
dc.date.accessioned2022-08-30T14:36:00Z-
dc.date.available2022-08-30T14:36:00Z-
dc.date.issued2013-07-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44715-
dc.description.abstractThis work is based upon a proposal of participatory planning by presenting, as a strategy, a tool that allows working with the complexity of the educational process in the context of health. At this prespective, we introduced the project “Strategic Situational Planning Workshops as a Management Tool for ETSUS / PR”. The Strategic Situational Planning provides conditions to a mobilization of institution team around the problems that affect it and enables the search for creative and collective solutions for the critical nodes of the identified problems. The Strategic Situational Planning – SSP – is focused on explanation elaborated from surveying of the problems. About the aspects of the SSP, the following are noteworthy: planning directly linked to the action of the moment, to the expected results and concrete impacts; analysis of feasibility, considering the governance of its actors; flexibility of action plans at the change of scenery. We considered that SSP can cause a positive impact on the qualification of health workers and, consequently, an improvement in the care to population.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho fundamenta uma proposta de planejamento participativo ao apresentar como estratégia um instrumento que permite trabalhar com a complexidade do processo educativo dentro da esfera da saúde. Nessa perspectiva apresentamos o projeto “Oficinas de Planejamento Estratégico Situacional como Instrumento de Gestão para a ETSUS/PR”. O Planejamento Estratégico Situacional dá condições para que haja uma mobilização da equipe da instituição em torno dos problemas que a afetam e possibilita a busca de soluções criativas e coletivas para os nós críticos dos problemas identificados. O Planejamento Estratégico Situacional – PES – tem como enfoque a explicação elaborada a partir do levantamento dos problemas. Entre os aspectos do PES podem ser destacados: planejamento diretamente ligado com a ação do momento, com os resultados esperados e impactos concretos; análise da viabilidade do plano considerando a governabilidade dos seus atores; flexibilidade dos planos de ação diante da mudança de cenários. Consideramos que o PES pode causar um impacto positivo na qualificação dos trabalhadores da saúde e consequentemente a melhoria no atendimento da população.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sistema único de Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualificaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subject.otherEducação Profissional em Saúde Públicapt_BR
dc.subject.otherEducação Profissionalizantept_BR
dc.subject.otherPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subject.otherDissertação Acadêmicapt_BR
dc.titleOficinas de planejamento estratégico situacional como instrumento de gestão para a ETSUS/PRpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Maria Lourdes Krolikovski.pdf359.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.