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http://hdl.handle.net/1843/44729
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Síndrome de Burnout e profissionais de enfermagem: uma revisão integrativa |
Autor(es): | Elizangela Rodrigues Peixoto |
primer Tutor: | Teresa Cristina da Silva Kurimoto |
primer miembro del tribunal : | Teresa Cristina da Silva Kurimoto |
Segundo miembro del tribunal: | Marilia Rezende da Silveira |
Resumen: | Objetivo: Discutir as possibilidades de ações educativas para a prevenção da Síndrome de Burnout (SB) em trabalhadores de enfermagem. Metodologia: a metodologia utilizada neste estudo é a revisão integrativa que compila e sintetiza pesquisas sobre um delimitado tema ou questão, para tal serão utilizadas as seguintes Bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Resultados: foram encontrados oito estudos para análise, o tipo do estudo mais encontrado, 4(50%) deles foi do tipo descritivo. Quanto à área de atuação dos participantes, 2(25%) do total dos estudos selecionados foram realizados em setores hospitalares. Evidencia-se a presença da Síndrome de Burnout em todos os artigos usados para esta revisão, entre os artigos analisados, 3 deles demonstram a ação educativa como possível forma de prevenção à SB, os outros 5 citam que devem ser adotadas medidas preventivas e maior divulgação do tema, entretanto sem maiores especificações. Conclusão: conclui-se que apenas 3 artigos sugerem claramente que ações educativas podem ser realizadas como meio de evitar a SB em profissionais de enfermagem, sendo portanto incentivadores desta prática e alertando os profissionais e organizações para a necessidade de um olhar mais atento para essa questão. Por fim propõe-se a futura elaboração de um projeto de ação educativa com o objetivo de transformar e emancipar para prevenir a ocorrência da Síndrome de Burnout que afeta tantos profissionais de enfermagem. |
Abstract: | Objective: To analyze the possibilities of educational actions for the prevention of Burnout Syndrome (BS) on nursing professional. Methodology: The methodology used in this study is a integrative review that compiles and synthesizes researches data base: Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Results: They were found eight studies to analyze, the kind of study most found, 4 (50%) was the descriptive kind. About the participants performance area, 2 (25%) of all the selected studies were performed of the Burnout Syndrome in all of the articles used for this review. Between the articles analyzed , 3 of them explicit the educational action how a possible mein of prevention of BS, the other 5 say that need to adopt preventive measure and more disclosure about the theme, however without further specifications. Conclusion: Concludes that only 3 articles clearly suggest that educational actions can be used to avoid the BS on nursing professional and organizations for the necessities of a closer look for this question. Lastly, it proposes a future preparation of an educational action project with a objective to transform and to emancipate to prevent the occurrence of Burnout Syndrome that affect the nursing professional. |
Asunto: | Esgotamento Profissional/prevenção & controle Enfermeiras e Enfermeiros Educação em Saúde Dissertação Acadêmica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44729 |
Fecha del documento: | 27-jun-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD |
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