Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45086
Type: Artigo de Periódico
Title: Uma analise multicasos de inovacoes em empresas familiares brasileiras e portuguesas
Authors: Renata Barcelos
Élida Souza
Carlos Alberto Gonçalves
Allan Claudius Queiroz Barbosa
Abstract: Este trabalho tem por objetivo investigar como a inovação está relacionada às empresas familiares, verificando se a inovação é elemento significativo para o desenvolvimento das empresas familiares, bem como quais tipos de inovações são mais relevantes para a evolução dessas empresas, tendo em vista os contextos interno e externo a elas. Na literatura sobre o tema, há evidências de que a inovação em empresas familiares deva ser tratada de forma distinta da inovação em outros tipos de empresas. A visão preponderante é a de que as empresas familiares possuem maior aversão ao risco, o que não se confirma empiricamente, e que têm demonstrado maior desempenho financeiro quando comparado às firmas não familiares. Em termos metodológicos foi feito um estudo multicasos, junto a oitoempresas familiares, sendo quatro brasileiras e quatro portuguesas. A entrevista semi-estruturada e o mapa cognitivo foram utilizados para a coleta e análise dos casos. Os relatos obtidos revelaram um surpreendente peso de construtos relacionados à inovação, identificando o caráter fundamental do fenômeno para as firmas analisadas. Admite-se como principal contribuição desse trabalho, o fato de esclarecer a relevância da inovação organizacional – tanto em estrutura gerencial quanto em governança corporativa – como condição para o sucesso das inovações em produto ou processo, servindo, inclusive, de base para organizações em geral, não necessariamente familiares.
Abstract: This paper aims to investigate how innovation is related to family firms, verifying if innovation is a significant element for the development of family businesses, as well as what types of innovations are most relevant to the evolution of these companies, considering the internal contexts and external to them. In the literature on the subject, there is evidence that innovation in family firms should be treated differently from innovation in other types of companies. The prevailing view is that family firms have greater risk aversion, which is not empirically confirmed, and that they have shown greater financial performance when compared to non-family firms. In methodological terms, a multicountry study was carried out, together with eight family companies, four of them Brazilian and four Portuguese. The semi-structured interview and the cognitive map were used for the collection and analysis of the cases. The reports obtained revealed a surprising weight of constructs related to innovation, identifying the fundamental character of the phenomenon for the firms analyzed. The main contribution of this work is the fact of clarifying the relevance of organizational innovation - both in management structure and in corporate governance - as a condition for the success of innovations in product or process, even serving as a basis for organizations in general, not necessarily familiar.
Subject: Inovação
Empresas familiares
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45086
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/200
metadata.dc.relation.ispartof: Caderno Profissional de Administração
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