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http://hdl.handle.net/1843/45373
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Educação e integralidade na estratégia de saúde da família: uma revisão integrativa |
Authors: | Aline Neves Oliveira |
First Advisor: | Solange Cervinho Bicalho Godoy |
Abstract: | Introdução: A Educação em Saúde promove valiosa contribuição para a prática assistencial, oferecida pelo profissional ao usuário, no cenário da Estratégia de Saúde da Família (ESF), já que é responsável pelo desenvolvimento da autonomia dos sujeitos por meio da criação de vinculo e responsabilização. Objetivo: Analisar como o princípio da Integralidade vem norteando o desenvolvimento de ações educativas dos profissionais da Saúde da Família no seu processo de trabalho assistencial. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa de literatura nas bases: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) SciELO e LILACS com o cruzamento dos descritores controlados (DeCS/MeSH) “Educação em Saúde”; “Assistência Integral”; “Programa Saúde da Família”; “Enfermagem”. Resultados e Discussão: Na primeira busca foram identificados 36 artigos e, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 21 deles foram selecionados. Na segunda etapa, por meio da aplicação do instrumento de coleta de dados e análise crítica dos artigos, 14 foram selecionados. A maioria dos artigos apresentam estratégias educativas pautadas na transmissão de conhecimentos e em metodologias tradicionais. Foram apontadas limitações referentes à infra-estrutura da unidade e às prioridades institucionais em detrimento das ações educativas. Conclusão: o princípio da Integralidade não norteia o desenvolvimento das práticas de educativas na ESF e, tal situação justifica-se pelo desenvolvimento paralelo do processo de trabalho às legislações vigentes, o que dificulta a reafirmação dos princípios e as intenções do Sistema Único de Saúde. |
Abstract: | Introduction: Health Education promotes valuable contribution to the practice offered by the professional user in the scenario of the Family Health Strategy (FHS), since it is responsible for the development of personal autonomy through the creation of bond and accountability. Objective: To analyze the principle of Completeness has guided the development of educational activities of the professionals of the Family Health in the process of providing care. Methods: This is an integrative literature review on the bases: Virtual Health Library (VHL) SciELO and LILACS with the intersection of controlled descriptors (DeCS/ MeSH) "Health Education" ; "Comprehensive Care"; " Health Program family"; "Nursing". Results and Discussion: In the first search 36 articles were identified and, after applying the inclusion and exclusion criteria, 21 of them were selected. In the second step, through the application of the instrument for data collection and critical analysis of articles, 14 were selected. Most articles present educational strategies guided by the transmission of knowledge and traditional methodologies. Limitations relating to the infrastructure of the unit and institutional priorities at the expense of educational activities were identified. Conclusion: the principle of Integrality no guides the development of educational practices in the FHS, and this situation is justified by the parallel development of the labor process the existing laws, which complicates the reaffirmation of the principles and intent of the Unified Health System. |
Subject: | Estratégias de Saúde Nacionais Educação em saúde Dissertação Acadêmica |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45373 |
Issue Date: | 15-Feb-2014 |
Appears in Collections: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
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