Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45405
Type: Monografia (especialização)
Title: Influências da relação professor-aluno no processo de ensino na educação profissional de enfermagem
Authors: Bruna Lais Rezende Urbano
First Advisor: Eline Lima Borges
Abstract: O papel do professor é desenvolver a ação e a prática pedagógica em sala de aula, por meio da discussão do processo de aprendizagem, da relação professor-aluno, da reorganização de conteúdos e metodologias, revisão constante dos processos de avaliação, optando por aqueles que se caracterizem pelo incentivo e motivação para a aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi identificar no âmbito da literatura científica nacional, os aspectos relevantes da relação professor-aluno no ensino profissionalizante de enfermagem. Neste estudo foi utilizada como metodologia a metassíntese de estudos qualitativos, buscando responder a seguinte questão norteadora: “quais relações professor-aluno influenciam o processo de ensino-aprendizagem na enfermagem profissional?” A amostra foi composta por 09 publicações identificadas e selecionadas nas bases de dados LILACS, SCIELO, MEDLINE e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações por meio dos descritores Educação em saúde, Ensino, Aprendizagem e Educação em enfermagem. Os aspectos relevantes na relação professor aluno no ensino profissionalizante de enfermagem identificados nos trabalhos foram: o processo de ensino e aprendizagem é facilitado pelo professor que estimula o processo crítico e reflexivo; que utiliza a metodologia problematizadora; pelo professor que aponta caminhos e que seja capaz de estabelecer vínculo afetivo com os seus alunos. As práticas supervisionadas são consideradas integrantes do processo de aprendizagem no ensino profissionalizante da enfermagem, destacando ainda as interações entre alunos, colegas e a promoção de momentos de reflexão sobre a ação e a importância do saber associado às atitudes comportamentais e habilidades práticas.
Abstract: The teacher's role is to develop the action and the pedagogical practice in the classroom, through the discussion of the learning process, the teacher-student relationship, the reorganization of content and methodologies, constant review of assessment processes, choosing those who characterized by incentive and motivation for learning. The aim of this study was to identify within the national scientific literature, relevant aspects of teacherstudent relationship in vocational nursing. This study was used as a methodology to Metasynthesis of qualitative studies, seeking to answer the following question: guiding "which teacher-student relationships influence the teaching-learning process in nursing professional?" The sample was composed by 09 publications identified and selected in the databases LILACS, SCIELO, MEDLINE and the Digital Library of theses and dissertations by means of descriptors in Health Education, teaching, learning and education in nursing. Relevant aspects in the relationship between student teacher in vocational education of nursing identified in the work were: the teaching and learning process is facilitated by the teacher who stimulates critical and reflective process; that uses the problematizing methodology; by professor that points and paths that is capable of establishing bond with their students. Supervised practices are considered members of the learning process in vocational nursing, highlighting the interactions between students, colleagues and the promotion of moments of reflection about the action and the importance of knowledge associated with the behavioral attitudes and practical skills.
Subject: Educação em Enfermagem
Docentes
Estudantes
Aprendizagem
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45405
Issue Date: 30-Jun-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Versa_o completa 3.pdf139.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.