Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45512
Type: Dissertação
Title: Articulações entre os apoios matriciais da Atenção Primária à Saúde de Belo Horizonte-MG : caminhos para a qualificação do cuidado em saúde mental
Other Titles: The articulation between the matrix supports of primary health care in Belo Horizonte-MG : pathways for the qualification of mental health care.
Authors: Julia Costa de Oliveira
First Advisor: Cláudia Maria Filgueiras Penido
First Referee: João Leite Ferreira Neto
Second Referee: Alzira de Oliveira Jorge
Abstract: Em Belo Horizonte (BH/MG), Equipes de Saúde Mental (EqSM) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizam Apoio Matricial (AM) na Atenção Primária à Saúde (APS), podendo qualificar o cuidado em saúde mental (SM) ofertado pelas Equipes de Saúde da Família (eSF). Há pouca articulação entre as equipes apoiadoras. Buscamos analisar se e como possíveis articulações entre a EqSM e o NASF em BH refletem na qualificação do cuidado em SM ofertado na APS. Este estudo é uma pesquisa-intervenção de cunho formativo, respaldada pela Análise Institucional. Conta com um Coletivo Ampliado de Pesquisadores (CA) composto por trabalhadores e gestores do AM em BH. O primeiro artigo desta dissertação investiga o histórico de implementação do NASF e da EqSM na APS em BH, com enfoque nas possíveis tentativas de articulação e distanciamentos entre as respectivas gestões. 4 entrevistas foram realizadas com gestores antigos e atuais da EqSM e NASF. Buscamos identificar analisadores, que desvelam movimentos institucionais e catalisam mudanças, e discuti-los com o CA. As EqSM, de orientação antimanicomial e psicanalítica, foram incluídas na APS antes do NASF, que teve grande influência da Reabilitação. A existência de psicólogas em ambas estratégias matriciais foi analisadora da desarticulação histórica entre as gestões da SM e NASF. Tal desarticulação pode ter limitado o potencial dessas estratégias e a ampliação da orientação antimanicomial na APS. No segundo artigo, analisamos os limites e potências de atuais tentativas de articulação entre a EqSM e o NASF para a qualificação do cuidado em SM. Realizamos 5 observações de uma reunião conjunta entre psicólogas apoiadoras; e 4 observações de uma reunião de matriciamento conjunto entre NASF, EqSM e eSF. 7 entrevistas foram realizadas com participantes dessas situações. Realizamos análises preliminares com o CA, buscando identificar analisadores. A coexistência de psicólogas na EqSM e no NASF foi analisadora das atuais tentativas de articulação entre apoios, desvelando que a delimitação de público alvo entre elas pode ser impossível de se concretizar, mesmo quando os apoiadores estão juntos. Há situações de disputa entre elas para definir quem acompanhará o caso, dificultando o protagonismo da eSF e usuários. As tentativas de articulação entre apoiadores possuem limites, como o especialismo que atravessa o cuidado em SM, mas são potentes para que EqSM e NASF se consolidem na função de apoio. A qualificação do AM enquanto dispositivo formativo pode fortalecer tais articulações. Assim, tentativas de articulação entre as gestões e entre os trabalhadores da EqSM, NASF e eSF não potencializam, por si só, a qualificação do cuidado em SM, mas possibilita que os agentes da APS enfrentem coletivamente esses e outros desafios.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/45512
Issue Date: 30-Jul-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLIVEIRA_Dissertacao.pdfDissertação1.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons