Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/45747
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Evidência da eficácia do Modelo Denver de intervenção precoce na redução de sintomas em crianças com autismo : revisão de literatura
Título(s) alternativo(s): Effectiveness of evidence from the of early start Denver Model intervention in reducing symptoms in children with autism : literature review
Autor(es): Nayara Caroline Barbosa Abreu
primer Tutor: Maria Luisa Magalhães Nogueira
primer miembro del tribunal : Claudia Cardoso Martins
Resumen: O Modelo Denver de intervenção precoce (em inglês, Early Start Denver Model / ESDM) para crianças com autismo é uma abordagem terapêutica que vem se mostrando bastante promissora no tratamento desta população. O objetivo do presente artigo foi realizar uma revisão de literatura baseada em estudos internacionais de forma sistemática. Tal revisão buscou verificar se há eficácia na redução de sintomas e na aprendizagem de habilidades deficitárias em crianças com autismo. A pesquisa bibliográfica utilizou como bases de dados Pubmed e a Biblioteca virtual em saúde (BVS), no período de junho a julho de 2019. Os critérios de inclusão utilizados foram: artigos que respondiam à pergunta norteadora e atendiam à temática estabelecida pelos descritores. Excluíram-se os estudos com animais, laboratoriais, artigos de opinião/autoridade, série de caso e relato de caso. A escolha dos artigos se deu por meio de um protocolo criado para a elaboração do presente estudo. Para isto, utilizaram-se os seguintes aspectos: autor, ano, publicação, horas de intervenção, delineamento, população, testes utilizados e resultados. A busca realizada por meio de descritores e termos livres revelou 349 artigos nas bases de dados pré-estabelecidas. Do total, 267 foram excluídos pelo título e resumo e 74 pela leitura do texto completo. Isso possibilitou a análise completa de 08 artigos. Foi observado que o Modelo Denver de intervenção precoce é eficaz no ganho de habilidades e na redução de sintomas em crianças com autismo, mesmo em currículos que não seguem todos os critérios de fidedignidade propostos. A revisão constatou ainda que crianças que iniciaram o tratamento antes dos 30 meses alcançaram melhores resultados nos mecanismos do comportamento adaptativo, cognição e desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal.
Abstract: The Denver Model of Early Intervention (Early Start Denver Model / ESDM) for children with autism is a therapeutic approach that has shown great promise in the treatment of this population. The aim of this article was to conduct a systematic literature review based on international studies. This review sought to verify if there is effectiveness in reducing symptoms and learning deficient skills in children with autism. The bibliographic research used Pubmed and the Virtual Health Library (VHL) as databases, from June to July 2019. The inclusion criteria used were: articles that answered the guiding question and met the theme established by the descriptors. Studies with animals, laboratory, opinion/authority articles, case series and case report were excluded. The choice of articles was made through a protocol created for the elaboration of this study. For this, the following aspects were used: author, year, publication, hours of intervention, design, population, tests used and results. The search performed using descriptors and free terms revealed 349 articles in pre-established databases. Of the total, 267 were excluded due to the title and abstract and 74 due to the reading of the full text. This enabled the complete analysis of 08 articles. It was observed that the Denver Early Intervention Model is effective in gaining skills and reducing symptoms in children with autism, even in curricula that do not follow all the proposed reliability criteria. The review also found that children who started treatment before 30 months achieved better results in the mechanisms of adaptive behavior, cognition and development of verbal and non-verbal language.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/45747
Fecha del documento: 14-mar-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Nayara Caroline Barbosa Abreu _ Monografia Especialização TEA UFMG.pdf825.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons