Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/45911
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Contos policiais na aula de el/e: aprimoramento da leitura e produção de textos através da plataforma Moodle |
Autor(es): | Alessandra Gomes Da Silva |
Primeiro Orientador: | Ana Elisa Ferreira Ribeiro |
Resumo: | Nos últimos anos é crescente o número de escolas da rede particular de ensino que acrescentou à sua grade curricular a disciplina de língua espanhola no Ensino Fundamental II (EFII). Muitas instituições alegam que o aprendizado de uma segunda língua estrangeira amplia o conhecimento de mundo de seus alunos e os prepara para o mercado de trabalho. Entretanto, no currículo escolar, muitas vezes, o ensino de espanhol como língua estrangeira (EL/E) tem pouco espaço, com uma ou duas aulas semanais. Tais condições comprometem o trabalho do professor e, consequentemente, o aprendizado. Assim, não é difícil encontrar contextos escolares nos quais o ensino deste idioma se restrinja à memorização de listas de vocabulários e regras gramaticais. Esta proposta de ensino surgiu da experiência em um colégio da rede privada de ensino da cidade de São Paulo. Nesta instituição, são oferecidas aos alunos do EFII duas aulas semanais de espanhol. No decorrer do bimestre letivo, algumas dessas aulas são comprometidas com procedimentos da escola (provas mensais, bimestrais, palestras, entre outros), fazendo que dificilmente um grupo tenha as 16 aulas previstas para o bimestre. Com esta limitação de tempo, o trabalho com a leitura e a produção de texto na aula de E/LE é prejudicado e o ensino, muitas vezes, fica reduzido a aspectos gramaticais do idioma. Por outro lado, o público-alvo desse colégio se caracteriza por realizar diversas atividades extracurriculares, como esportes e outros idiomas, o que dificulta a realização de trabalhos em grupo em horários diferentes ao da aula. Pensando em atender esta demanda e promover ferramentas para um processo de ensino-aprendizagem simultâneo à sala de aula convencional, este trabalho traz uma proposta de ensino a distância que visa complementar as aulas presenciais dos alunos do 8º. Ano do EFII dessa instituição de ensino, embora possa ser aplicada a outros colégios. Para tanto, foi escolhida a Plataforma Moodle, por ser uma ferramenta gratuita e já utilizada pela instituição. O uso do Moodle trará grandes benefícios à proposta, posto que servirá de extensão à sala de aula, e consequentemente, ampliará o tempo de estudo do espanhol, além de propiciar ferramentas que fomentarão a aprendizagem colaborativa. |
Assunto: | Línguas – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador (EAD) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45911 |
Data do documento: | 17-Jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alessandra - Monografia.pdf | 1.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.