Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46357
Type: Monografia (especialização)
Title: A contribuição da equoterapia para o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais
Authors: Renata Bianchetti
First Advisor: Márcia Bastos Rezende
Abstract: A equoterapia, enquanto técnica tem proporcionado nas áreas de saúde, educação e equitação, benefícios biopsicossocias, nos quais se destacam a adequação do tônus muscular, a coordenação, o equilíbrio, o desenvolvimento da força, a conscientização corporal, a autoconfiança e a sociabilidade. Esta técnica trabalha aspectos como: afetividade, auto-confiança, memória e também a socialização do paciente com o meio em que vive. Esses ganhos são importantes no tratamento das diversas patologias, físicas ou mentais. A proposta deste trabalho é verificar a contribuição da equoterapia no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. Constitui-se em uma revisão da literatura por meio de análise crítica de artigos científicos, a pesquisa foi realizada por meio de buscas utilizando as seguintes bases de dados: Scielo, Lilacs, Medline, Pubmed, CAPES e OTDbase. A maioria dos estudos apontou resultados positivos em relação ao cavalo, com seus movimentos e simbologia de força e poder, proporcionou às crianças melhora no comportamento motor e no repertório comportamental, maior independência, motivação e auto-estima. Houve melhora significativa nos aspectos psicológico, comportamental, social e motor.
Abstract: The hippotherapy as a technique has provided in the areas of health, education and riding, biopsychosocial benefits, which are highlighted in the adequacy of muscle tone, coordination, balance, strength development, body awareness, self-confidence, sociability, this technique works aspects as: affection, self-confidence, memory and also the socialization of the patient with the environment in which lives. These gains are important in the treatment of various diseases, physical or mental. This proposal aims to determine the contribution in the development of hippotherapy for children with special needs. It constitutes a literature review through critical analysis of scientific articles, the survey was conducted by searching using the following databases: Scielo, Lilacs, Medline, Pubmed, CAPES and OTDbase. Most studies showed positive results in relation to the horse, with his movements and symbols of strength and power, provided the children improved motor behavior and the behavioral repertoire, greater independence, motivation and selfesteem. There were significant improvements in aspects psychological, behavioral, social and motor.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Terapia Ocupacional
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46357
Issue Date: 9-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Terapia Ocupacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata Bianchetti 1.pdf587.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.