Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/46357
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A contribuição da equoterapia para o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais
Autor(es): Renata Bianchetti
primer Tutor: Márcia Bastos Rezende
Resumen: A equoterapia, enquanto técnica tem proporcionado nas áreas de saúde, educação e equitação, benefícios biopsicossocias, nos quais se destacam a adequação do tônus muscular, a coordenação, o equilíbrio, o desenvolvimento da força, a conscientização corporal, a autoconfiança e a sociabilidade. Esta técnica trabalha aspectos como: afetividade, auto-confiança, memória e também a socialização do paciente com o meio em que vive. Esses ganhos são importantes no tratamento das diversas patologias, físicas ou mentais. A proposta deste trabalho é verificar a contribuição da equoterapia no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. Constitui-se em uma revisão da literatura por meio de análise crítica de artigos científicos, a pesquisa foi realizada por meio de buscas utilizando as seguintes bases de dados: Scielo, Lilacs, Medline, Pubmed, CAPES e OTDbase. A maioria dos estudos apontou resultados positivos em relação ao cavalo, com seus movimentos e simbologia de força e poder, proporcionou às crianças melhora no comportamento motor e no repertório comportamental, maior independência, motivação e auto-estima. Houve melhora significativa nos aspectos psicológico, comportamental, social e motor.
Abstract: The hippotherapy as a technique has provided in the areas of health, education and riding, biopsychosocial benefits, which are highlighted in the adequacy of muscle tone, coordination, balance, strength development, body awareness, self-confidence, sociability, this technique works aspects as: affection, self-confidence, memory and also the socialization of the patient with the environment in which lives. These gains are important in the treatment of various diseases, physical or mental. This proposal aims to determine the contribution in the development of hippotherapy for children with special needs. It constitutes a literature review through critical analysis of scientific articles, the survey was conducted by searching using the following databases: Scielo, Lilacs, Medline, Pubmed, CAPES and OTDbase. Most studies showed positive results in relation to the horse, with his movements and symbols of strength and power, provided the children improved motor behavior and the behavioral repertoire, greater independence, motivation and selfesteem. There were significant improvements in aspects psychological, behavioral, social and motor.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Curso de Especialização em Terapia Ocupacional
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46357
Fecha del documento: 9-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Terapia Ocupacional

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Renata Bianchetti 1.pdf587.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.