Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46807
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dc.creatorLeandro Martins Vieirapt_BR
dc.creatorFrancisco Vidal Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-01T14:52:59Z-
dc.date.available2022-11-01T14:52:59Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage2pt_BR
dc.citation.epage15pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.21118/apgs.v1i1.977pt_BR
dc.identifier.issn21755787pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46807-
dc.description.abstractMicrocredit has awakened the interest of rulers due to its supposed capacity to fight poverty and create economic developmentopportunities in areas traditionally less-favored economically. However, little has been studied about the microenterprises that utilize this type of financing. This paper seeks to clarify how microcredit influences the promotion of entrepreneurship in Vale do Jequitinhonha. In order to explain this phenomenon, asurvey with micro entrepreneurs that were served by Crediamigo was conducted. The collected data was grouped by means of cluster analysis. The data analysis made it possible to verify that microcredit has a positive influence upon the profitability and cash flow emanation in businesses, once it provides the meansfor the generation of working capital in better conditions. Still, this positive influence relation was not observed when it came to job creation, since a big partof it is composed of individual workers.pt_BR
dc.description.resumoO microcrédito tem despertado o interesse de governantes devido a sua suposta capacidade de combater a pobreza e de criar oportunidades de desenvolvimento econômico em áreas tradicionalmente pouco favorecidas economicamente. Todavia pouco se tem estudado arespeito dos microempreendimentos que utilizam este tipo de financiamento. Este trabalho busca esclarecer como o microcrédito influencia apromoção do empreendedorismo no Vale do Jequitinhonha. Para explicitar este fenômeno, foi realizado um survey com microempreendedores que foram atendidos pelo Crediamigo. Os dados coletados foram agrupados por meio da cluster analysis. A análise dos dados permitiu constatar que o microcrédito exerce uma influência positiva na lucratividade e na geração de fluxo de caixanos negócios, uma vez que permite a formação de capital de giro em condições melhores do que aquelas que possuíam anteriormente. Porém, a influência positiva não foi encontrada na geração de novos empregos, já que grande parcela é compostapor trabalhadores individuais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofAdministração Pública e Gestão Socialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMicrocréditopt_BR
dc.subjectVale do Jequitinhonhapt_BR
dc.subjectMicroempreendedorespt_BR
dc.subjectCluster Analysispt_BR
dc.subject.otherMicrofinançaspt_BR
dc.subject.otherPequenas e médias empresaspt_BR
dc.titleMicrocrédito e microempreendedor: o caso do Crediamigo na região do Vale do Jequitinhonha em Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeMicrocredit and micro-entrepreneur: thecase of Crediamigo in Vale do Jequitinhonha, in Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/4872/pdfpt_BR
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