Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47003
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DC FieldValueLanguage
dc.creatorRubens Gonçalves Ferreirapt_BR
dc.creatorLeandro Cardosopt_BR
dc.creatorAntônio Artur de Souzapt_BR
dc.creatorCarlos Lobopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-08T13:04:10Z-
dc.date.available2022-11-08T13:04:10Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume39pt_BR
dc.citation.issue145pt_BR
dc.citation.spage29pt_BR
dc.citation.epage48pt_BR
dc.identifier.issn01027212pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47003-
dc.description.resumoO processo de urbanização brasileira teve como consequência a formação de grandes aglomerados urbanos que, por sua vez, trouxeram dificuldades no planejamento, gestão e operação dos transportes e trânsito urbanos. A resposta dos poderes públicos foi a criação de diversos órgãos setoriais ligados à gestão urbana, nem sempre com o devido entrosamento entre si, e também de ações políticas, como a Constituição Federal de 1988, que trouxe pela primeira vez um capítulo específico sobre política urbana (Brasil, 1988); o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, Lei n° 9.503, de 23/09/1997 (Brasil, 1997), cuja modernidade deriva da vinculação a preceitos inovadores estabelecidos na Constituição de 1988; a Lei nº 10.257, de 2001, conhecida como Estatuto da Cidade, que instituiu a obrigatoriedade dos planos diretores (Brasil, 2001) e a Lei nº 12.587, de 2012, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Brasil, 2012). Esta última lei, no seu capítulo terceiro, destaca os direitos dos usuários dos sistemas de transporte público, dentre eles o de serem informados nos pontos de parada, de forma gratuita e acessível, sobre itinerários, horários, tarifas dos serviços e formas de integração. Belo Horizonte, a exemplo de inúmeras outras metrópoles nacionais, apresenta os problemas ora mencionados, revelados pela manutenção de precariedades nos serviços prestados pelos seus sistemas de transporte público coletivo. Nesse contexto, no intuito de resolvê-los/minimizá-los, em 2013, o Decreto Municipal nº 15.317 instituiu o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte – PlanMob-BH, com objetivos específicos, dentre eles: “tornar o transporte coletivo mais atrativo do que o transporte individual”. Para atingir esse objetivo foram priorizadas algumas estratégias, dentre as quais pode-se destacar a modernização e disseminação dos sistemas de informação e de orientação aos usuários do transporte coletivo, bem como as informações sobre o sistema de mobilidade urbana e sua operação, propiciando a escolha otimizada, pela população, dos meios de deslocamento (Belo Horizonte, 2013). Entretanto, antecipando-se à elaboração do plano, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte - BHTrans iniciou, ainda em 2006, as atividades de um sítio na internet, atualmente conhecido como Portal BHTrans, o qual disponibiliza aos usuários diversos ser- viços referentes ao transporte e ao trânsito, podendo, eventualmente, facilitar os deslocamentos na capital mineira. Considerando a relevância deste canal de comunicação direto com a comunidade (que também é utilizado como fonte de informações veiculadas por diversos meios de comunicação que atuam em mídias variadas, aumentando o alcance das informações geradas) e também tendo em conta que, desde a implantação do Portal BHTrans, nunca foi feito pela empresa uma pesquisa específica para captar a opinião dos usuários a respeito dos serviços disponibilizados (BHTrans, 2015),o objetivo deste artigo é avaliar o nível de satisfação dos usuários em relação às informações disponibilizadas no Portal BHTrans. Em especial, são avaliados cinco serviços ligados diretamente à mobilidade urbana. Os serviços em questão foram selecionados em razão de terem um grande potencial comparativamente aos demais serviços disponibilizados no portal, de influenciar os usuários na tomada de decisão sobre as formas de realizar viagens intramunicipais (modo de transporte, horários, itinerários etc.).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIApt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista dos Transportes Públicos - ANTPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSatisfação do usuáriopt_BR
dc.subjectTráfego e trânsitopt_BR
dc.subjectPortal BHTranspt_BR
dc.subject.otherTransportept_BR
dc.subject.otherTrânsito urbanopt_BR
dc.subject.otherEmpresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizontept_BR
dc.titleAvaliação do nível de satisfação dos usuários de um sistema de informações sobre tráfego e transportes: o caso do portal BHTRANS.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://files.antp.org.br/2017/5/30/rtp145-4.pdfpt_BR
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