Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/47489
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maria Lúcia Malardpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0004331004469675pt_BR
dc.contributor.referee1Renato César Ferreira de Sousapt_BR
dc.contributor.referee2Fernanda Fonseca de Melo Coelhopt_BR
dc.contributor.referee3Edgardo Moreira Netopt_BR
dc.contributor.referee4Fernando Tadeu de Araújo Limapt_BR
dc.creatorRudner Fabiano Lopespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601776588732752pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-25T23:09:22Z-
dc.date.available2022-11-25T23:09:22Z-
dc.date.issued2022-09-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47489-
dc.description.abstractBIM (Building Information Modeling) adoption by the country has grown, given the gains in productivity, reduction of errors and rework in project processes - among other gains perceived by Brazilian civil construction project companies. Although research on the introduction of the BIM methodology in the national construction industry is already emerging, it is necessary to deepen the studies related to the changes caused by BIM in the programs of the Architecture and Urbanism. The research is based on the hypothesis that the projects teaching and learning processes are affected by the introduction of the BIM methodology at the university and that the discussions on this topic should be expanded in order to enhance the positive results and minimize the losts when it is adopted. The methodology adopted consists of a broad bibliographic review and semi-structured interviews with professors and entrepreneurs from the project area. Based on these two instruments, twenty subjects are raised for discussion including the contemplation of the gains and impasses brought to the academy caused by the introduction of BIM methodology and other advanced parameterization digital technologies related to it. The research concludes, after presenting the twenty discussions on the subject, that the absorption by the academy of the BIM methodology is imminent but needs to be carried out with caution and criticism based on the challenges and paradoxes raised by the investigation. It also concludes that there is a need to review the emphasis given in the contents taught in national Architecture and Urbanism courses. Despite this, the presence of BIM in the production of projects does not cause major transformations in creative cognitive thinking and does not clash with the national education guidelines established by the Ministry of Education (MEC) - not configuring a curricular revolution.pt_BR
dc.description.resumoA adoção de BIM (Building Information Modeling - Modelagem da Informação da Construção) no país tem crescido, dados os ganhos de produtividade, reduções de erros e retrabalhos nos processos de projetos - entre outros ganhos percebidos pelas empresas de projetos da construção civil brasileira. Embora já despontem pesquisas sobre a introdução da metodologia BIM na indústria da construção nacional, é preciso aprofundar os estudos relacionados às mudanças causadas pelo BIM nos programas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. A pesquisa parte da hipótese de que o ensino e aprendizado de projetos é afetado pela introdução da metodologia BIM na universidade e que as discussões acerca desse tema devem ser ampliadas a fim de potencializar os resultados positivos e minimizar as perdas quando da sua adoção. A metodologia adotada para a pesquisa consiste em ampla revisão bibliográfica e realização de entrevistas semi-estruturadas com professores e empresários da área de projetos. Com base nesses dois instrumentos são levantados vinte assuntos para discussão, com a contemplação dos ganhos e dos impasses trazidos para a academia ocasionados pela introdução da metodologia BIM e de outras tecnologias digitais de parametrização avançada relacionadas a ela. A pesquisa conclui, após realizar uma apresentação das vinte discussões acerca do tema, que a absorção pela academia da metodologia BIM é algo iminente mas necessita ser realizada com cautela e crítica frente aos desafios, impasses e paradoxos levantados pela investigação. Também conclui que há necessidade de revisão das ênfases dadas nos conteúdos ministrados nos cursos de Arquitetura e Urbanismo nacionais. Apesar disso, a presença do BIM na produção de projetos não causa grandes transformações no pensamento cognitivo criativo e não embatem com as diretrizes nacionais de educação estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) - não configurando uma revolução curricular.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBIM (Modelagem da Informação da Construção)pt_BR
dc.subjectImplantação de BIMpt_BR
dc.subjectGanhos na adoção de BIM na academiapt_BR
dc.subjectImpasses na adoção de BIM na academiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizado de projetopt_BR
dc.subjectProjetaçãopt_BR
dc.subject.otherModelagem de informação da construçãopt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherProjeto arquitetônico - Metodologiapt_BR
dc.titleBIM no ensino: ganhos e impassespt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
BIM NO ENSINO ganhos e impasses - Rudner Fabiano Lopes_Emissão Final (Rev.Final).pdf8.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.