Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48651
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maria Auxiliadora Parreiras Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4405925489665474pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gisele Assis Castro Goulartpt_BR
dc.contributor.referee1Adriano Max Moreira Reispt_BR
dc.contributor.referee2Fatima Ferreira Roquetept_BR
dc.creatorAndré Cunha Reispt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3721836528392115pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T16:35:51Z-
dc.date.available2023-01-04T16:35:51Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48651-
dc.description.abstractThe process of drug dispensing in hospital pharmacies (HP) is one of the essential steps in health care, but presents high complexity due to the diversity of professionals and clinical conditions of patients. Therefore, the use of quality management tools may be an important strategy to improve the patient safety and to achieve institutional goals, including user satisfaction and reduction of cost.This scoping review sought to identify and describe quality management tools applied to drug dispensing in HP, the quality indicators used and the results obtained. Was developed according to the Cochrane methodology and the recommendations of the Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA), being registered at the public platform Open Science Framework (https://doi.org/10.17605/OSF.IO/KP3AJ). The searches were performed in electronic databases Medline (via PubMed), Cochrane Library, Embase, CINAHL and Lilacs, with no limit of date or language. Studies on quality management tools applied to drug dispensing in HP were assessed for eligibility, with extraction and compilation of results developed in a narrative form. From the 1,318 studies identified in the initial search, 11 were included in the review. The quality management tools more frequently reported were: tools related to the definition of root cause (n=4; 36%), e.g. DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve and Control); the cause and effect diagram; FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) and its variations (n=4; 36%); and tools related to the LEAN Six Sigma principles (n=3; 27%). The quality indicators used to monitor the results were, mainly, work team satisfaction, time spent performing activities and reduction of errors and costs. The use of quality management tools showed a tendency to improve the indicators of the drug dispensing process in the HP.pt_BR
dc.description.resumoO processo de dispensação de medicamentos nas farmácias hospitalares (FH) é um dos passos essenciais nos cuidados de saúde, mas apresenta elevada complexidade devido à diversidade de profissionais e condições clínicas dos pacientes. Por conseguinte, a utilização de ferramentas de gestão da qualidade pode ser uma estratégia importante para melhorar a segurança dos pacientes e para alcançar objetivos institucionais, incluindo a satisfação dos usuários e a redução dos custos. Esta revisão de escopo procurou identificar e descrever as ferramentas de gestão da qualidade aplicadas à dispensação de medicamentos em FH, os indicadores de qualidade utilizados e os resultados obtidos. Foi desenvolvida de acordo com a metodologia Cochrane e as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extensionfor Scoping Reviews (PRISMA-ScR), estando registada na plataforma pública Open Science Framework (https://doi.org/10.17605/OSF.IO/KP3AJ). As pesquisas foram realizadas nas bases de dados eletrônicas Medline (via PubMed), Cochrane Library, Embase, CINAHL e Lilacs, sem restrição de data ou idioma. Estudos sobre ferramentas de gestão da qualidade aplicadas à distribuição/dispensação de medicamentos em FH foram avaliados quanto à elegibilidade, com extração e compilação de resultados de modo narrativo. Dos 1.318 estudos identificados na pesquisa inicial, 11 foram incluídos na revisão. As ferramentas de gestão da qualidade mais frequentemente relatadas foram: ferramentas relacionadas com a definição de causa raiz (n=4; 36%), como DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar) e o diagrama de causa e efeito; ferramentas de análise de risco (n=4; 36%), como FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) e suas variações; e ferramentas relacionadas com os princípios LEAN Seis Sigma (n= 3; 27%). Os indicadores de qualidade utilizados para monitorar os resultados foram, principalmente, a satisfação da equipe de trabalho, o tempo gasto na realização de atividades e a redução de erros e custos. A utilização de ferramentas de gestão da qualidade mostrou tendência para melhorar os indicadores do processo de dispensação de medicamentos em FH.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFARMACIA - FACULDADE DE FARMACIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistencia Farmaceuticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço de farmácia - hospitalpt_BR
dc.subjectSistemas de medicação - Hospitalpt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.titleFerramentas de gestão da qualidade aplicadas à dispensação/distribuição de medicamentos em farmácia hospitalar: uma revisão de escopo.pt_BR
dc.title.alternativeQuality management tools applied to drug dispensing in hospital pharmacy: a scoping reviewpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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