Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48985
Type: Tese
Title: Mediação bibliotecária no contexto universitário para a busca e recuperação de evidências científicas em saúde: desafios e reverberações
Other Titles: Library mediation in the university context for the search and retrieval of scientific evidence in health: challenges and reverberations
Authors: Gesner Francisco Xavier Junior
First Advisor: Alcenir Soares dos Reis
First Referee: Ana Paula Meneses Alves
Second Referee: Francisco Carlos Félix Lana
Third Referee: Maria Aparecida Moura
metadata.dc.contributor.referee4: Vânia Eloisa de Araujo Silva
metadata.dc.contributor.referee5: Ana Paula Silva
Alberth Sant´Ana Costa da Silva
Abstract: Introdução: o acesso às principais evidências científicas disponíveis na literatura é uma demanda premente dos estudantes, docentes/pesquisadores e profissionais que atuam na área da saúde. Entretanto, um dos grandes desafios atuais no contexto universitário, de forma geral, e da pesquisa científica, em particular, que não fica circunscrito à área da saúde, mas nela se notabiliza, consiste justamente em buscar e recuperar informações que sejam relevantes e de qualidade. Por essa razão, nas bibliotecas universitárias inseridas no contexto da saúde, a busca por estudos em bases de dados é regularmente desenvolvida por bibliotecários em cooperação com os usuários. Embora o suporte bibliotecário seja nomeadamente um serviço cuja finalidade é a busca/recuperação de estudos, acredita-se que os resultados da mediação possuem implicações para além da sensibilidade e abrangência das informações/evidências localizadas. Objetivo: analisar, a partir da ótica dos bibliotecários de referência inseridos nas Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais (MG) que ofertam cursos de graduação na área da saúde e com base nos aportes teóricos da mediação da informação, as características do serviço de suporte à busca por estudos em bases de dados, os seus desafios e de que maneira as reverberações sociopolíticas deste trabalho se apresentam no âmbito institucional, no campo científico e nas práticas em saúde. Metodologia: As IES localizadas no estado MG que ofertam cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia são o universo da pesquisa, tendo como público alvo os bibliotecários de referência e os docentes/pesquisadores que atuam nessas instituições. Antes da coleta de dados, uma fase exploratória foi realizada a fim de mapear e caracterizar o universo da pesquisa. Nessa etapa, os seguintes dados foram detalhados: distribuição dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia por região do estado de MG, organização acadêmica e estrutura administrativa das IES que ofertam esses cursos, além do conceito de cada curso junto ao Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/INEP). Considerando os objetivos da pesquisa, a coleta de dados foi realizada em duas etapas: na primeira, um questionário eletrônico (survey) foi enviado para as bibliotecas das 138 instituições que compõem o universo da pesquisa, tendo como público alvo os bibliotecários de referência. Desse universo, 71 bibliotecários responderam ao questionário. Os resultados dessa etapa foram agrupados em quatro tópicos: perfil e formação acadêmico-profissional dos bibliotecários; o serviço de referência e o suporte à busca de estudos em bases de dados; a autopercepção dos bibliotecários em relação à familiaridade e uso dos recursos de pesquisa; estratégias adotadas para manutenção das habilidades de busca. Na segunda etapa da coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com bibliotecários e docentes/pesquisadores. A amostra foi constituída por 10 bibliotecários, um de cada região do estado de MG, e quatro docentes/pesquisadores, com experiência de trabalho com pelo menos um dos cursos que compõem o universo de interesse da pesquisa (Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia). Para analisar as respostas obtidas nas entrevistas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, tendo como referência os apontamentos de Bardin. Em face do referencial teórico e dos objetivos da pesquisa, foram estabelecidas quatro categorias analíticas: a biblioteca universitária no contexto da saúde; o bibliotecário de referência e o serviço de suporte à busca de estudos; mediação bibliotecária para a busca de estudos em bases de dados na área da saúde; e reverberações sociopolíticas da mediação bibliotecária. Resultados: as singularidades do processo de trabalho nas bibliotecas universitárias são determinadas não apenas pelas idiossincrasias do pessoal da saúde e pelas características do campo prático, teórico e metodológico, mas, sobretudo, pelo fato de a saúde humana (física e mental) ser o objeto de estudo e prática da área. Dada a complexidade do processo de mediação bibliotecária para a busca de estudos, exige-se do profissional uma preocupação com a dialética dessa relação e o desenvolvimento de uma preocupação crítica e reflexiva para além dos aspectos eminentemente técnicos da mediação. Além da assertividade dos estudos recuperados em face do problema apresentado, a atuação bibliotecária possui reverberações na qualidade da produção científica institucional que, por sua vez, vai impactar na conformação do campo científico e, em última análise, nas práticas de cuidado à saúde. De forma direta ou indireta, o suporte bibliotecário tem o potencial de impactar todo o ecossistema da saúde. Sendo assim, por parte dos bibliotecários, a mediação no contexto universitário para a busca de evidências científicas deve ler lida e compreendida para além de uma perspectiva utilitarista, simplificando-a em apenas um serviço que se encerra com a entrega dos resultados. Do contrário, o bibliotecário de referência seria visto mais como um intermediário do que como um mediador. No entanto, a ação bibliotecária, traduzida a partir de seus conhecimentos, atitudes e habilidades, é carregada de intencionalidade e construída a partir da relação dialética que se estabelece com usuário e que é perpassada pela competência em informação e pelo comportamento de busca. Conclusão: apesar dos desafios relacionados à formação bibliotecária no Brasil para atuação em contextos especializados e da própria dificuldade dos profissionais para desenvolverem competências e habilidades que são desejáveis e/ou requisitadas para atuação em saúde, tais elementos não se constituem como um óbice para a prática profissional. Pelo contrário, os dados da pesquisa revelam que os profissionais enxergam nas lacunas do processo formativo uma janela de oportunidade para a apreensão de novos saberes. De todo modo, tendo em vista a potência da ação bibliotecária no campo da saúde e a responsabilidade social derivada, cabe aos profissionais, enquanto classe, assumirem um efetivo papel de protagonismo no suporte à pesquisa científica e na própria formação acadêmico-profissional do pessoal da saúde. Em que pese os desafios relacionados aos aspectos macrossociais da educação superior no Brasil, das condições de trabalho dos bibliotecários no âmbito das IES e também do próprio perfil estigmatizado construído historicamente em torno da profissão, em termos práticos, tanto a vitalidade quanto a relevância das bibliotecas universitárias em saúde estão relacionadas com as ações dos bibliotecários de referência. É preciso, portanto, que a criticidade e o senso de responsabilidade social sejam inerentes às ações e escolhas profissionais, haja vista suas implicações nos cuidados à saúde da população.
Abstract: Introduction: access to the main scientific evidence available in the literature is a pressing demand of students, professors/researchers and professionals working in the health area. However, one of the great current challenges in the university context, in general, and in scientific research, in particular, which is not limited to the health area, but is notable in it, is precisely to seek and retrieve relevant and quality information. For this reason, in university libraries inserted in the health context, the search for studies in databases is regularly carried out by librarians in cooperation with users. Although library support is, in particular, a service whose purpose is the search/retrieval of studies, it is believed that the results of mediation have implications beyond the sensitivity and scope of the information/evidence located. Objective: to analyze, from the point of view of reference librarians inserted in Higher Education Institutions (HEI) in Minas Gerais (MG) that offer undergraduate courses in the area of health and based on the theoretical contributions of information mediation, the characteristics of the support service for the search for studies in databases, their challenges and how the sociopolitical reverberations of this work are presented in the institutional scope, in the scientific field and in health practices. Methodology: The HEIs located in the state of MG that offer undergraduate courses in Nursing, Pharmacy, Medicine and Dentistry are the research universe, targeting reference librarians and professors/researchers who work in these institutions. Before data collection, an exploratory phase was carried out in order to map and characterize the research universe. At this stage, the following data were detailed: distribution of Nursing, Pharmacy, Medicine and Dentistry courses by region of the state of MG, academic organization and administrative structure of the HEIs that offer these courses, in addition to the concept of each course with the Ministry of Education/National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira. Considering the research objectives, data collection was carried out in two stages: in the first, an electronic questionnaire (survey) was sent to the libraries of the 138 institutions that make up the research universe, with reference librarians as the target audience. From this universe, 71 librarians responded to the questionnaire. The results of this stage were grouped into four topics: profile and academic-professional training of librarians; the reference service and support for the search for studies in databases; librarians' self-perception regarding familiarity and use of research resources; strategies adopted to maintain search skills. In the second stage of data collection, semi-structured interviews were carried out with librarians and professors/researchers. The sample consisted of 10 librarians, one from each region of the state of MG, and four professors/researchers, with experience working with at least one of the courses that make up the universe of research interest (Nursing, Pharmacy, Medicine and Dentistry). In order to analyze the responses obtained in the interviews, the technique of content analysis was used, using Bardin's notes as a reference. In view of the theoretical framework and the research objectives, four analytical categories were established: the university library in the context of health; the reference librarian and the study search support service; librarian mediation to search for studies in databases in the health area; and sociopolitical reverberations of library mediation. Results: the singularities of the work process in university libraries are determined not only by the idiosyncrasies of health personnel and by the characteristics of the practical, theoretical and methodological field, but, above all, by the fact that human health (physical and mental) is the object of study and practice in the area. Given the complexity of the librarian mediation process for the search for studies, professionals are required to be concerned with the dialectic of this relationship and to develop a critical and reflective concern that goes beyond the eminently technical aspects of mediation. In addition to the assertiveness of the studies retrieved in the face of the problem presented, the librarian's performance has reverberations in the quality of institutional scientific production, which, in turn, will impact the conformation of the scientific field and, ultimately, health care practices. Directly or indirectly, library support has the potential to impact the entire health ecosystem. Therefore, on the part of librarians, mediation in the university context for the search for scientific evidence must be read and understood beyond a utilitarian perspective, simplifying it into just one service that ends with the delivery of results. Otherwise, the reference librarian would be seen more as an intermediary than a mediator. However, the librarian action, translated from their knowledge, attitudes and skills, is loaded with intentionality and built from the dialectical relationship that is established with the user and that is permeated by the competence in information and the search behavior. Conclusion: despite the challenges related to librarian training in Brazil to work in specialized contexts and the difficulty of professionals to develop skills and abilities that are desirable and/or required for health work, such elements do not constitute an obstacle to the practice professional. On the contrary, the research data reveal that professionals see in the gaps in the training process a window of opportunity for the apprehension of new knowledge. In any case, in view of the power of librarianship in the field of health and the social responsibility derived from it, it is up to professionals, as a class, to assume an effective role of protagonism in supporting scientific research and in the academic-professional training of the staff of the health. In spite of the challenges related to the macrosocial aspects of higher education in Brazil, the working conditions of librarians within the HEIs and also the stigmatized profile historically built around the profession, in practical terms, both the vitality and the relevance of libraries university students in health are related to the actions of reference librarians. Therefore, criticality must be inherent to professional actions and choices, given its implications for the health care of the population.
Subject: Ciência da informação
Bibliotecas universitárias - serviço de referência
Bibliotecários de referência
Comportamento informacional
Competência em informação
Ciências médicas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48985
Issue Date: 21-Oct-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Gesner_PPGCI_UFMG.pdf5.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.