Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49058
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Júnia Maria Cheib Serra-Negrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9484828247378536pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Saul Martins de Paivapt_BR
dc.contributor.referee1João Luiz Dornelles Bastospt_BR
dc.contributor.referee2Flávio de Freitas Mattospt_BR
dc.creatorRenata Matos Lamenha Linspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280447790312074pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-22T14:14:29Z-
dc.date.available2023-01-22T14:14:29Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49058-
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the association between Modern Racism and sociodemographic and economic characteristics of Brazilian undergraduate dental students. A cross-sectional observational survey research was conducted using an electronic questionnaire, available online on the Google Forms platform. Undergraduate dental students enrolled in public and private Higher Education Institutions (HEI) located in the North, Northeast, Midwest, Southeast, and South regional divisions of Brazil were invited to participate. A convenience sample using the technique of snowball sampling was adopted. Students were recruited by remote classes, email, and social media (Instagram and WhatsApp). Students were invited to respond to an electronic form divided into sections: (1) statement of the ethical issues and eligibility criteria, (2) collection of sociodemographic and economic data, and (3) exhibition of the Brazilian version of the Modern Racism Scale (B-MRS). All items of the electronic form were of mandatory response for its completion and submission. Responses on the B-MRS were rated on a 7-point Likert-type scale. Higher scores on the B-MRS would signify higher levels of Modern Racism. The total score on the B-MRS corresponded to the dependent variable, while dental students' sociodemographic and economic data corresponded to the independent variables. Statistical analyzis included descriptive, bivariate analyzis, and Poisson regression with robust variance (p<0.05). Participated in this survey 441 Brazilian undergraduate dental students, of which most self-declared to be white (54.9%) and female (78.1%). The bivariate analyzis demonstrated higher B-MRS scores among non-white participants, compared to those self-declared as white (p=0.002). Nonetheless, this association was not observed on the multivariate adjusted model. The multivariate analyzis observed higher scores on the B-MRS among male students compared to female (Prevalence Ratio [PR] = 1.130; 95% Confidence Interval [CI]: 1.027-1.244) and those enrolled in private educational institutions when compared to students from public institutions (PR = 1.404; 95% CI: 1.272-1.550). Participants of the lowest socioeconomic status, Class E, obtained higher B-MRS scores compared to those of the highest, Class A (PR = 1.321; 95% CI: 1.134-1.538). Dental students from the North (PR = 1.410; 95% CI: 1.173-1.695) and Northeast (PR = 1.187; 95% CI: 1.023-1.378) regional divisions of Brazil scored higher B-MRS means than those from the South. Thus, this survey research concluded that the total score on the B-MRS was influenced by the sociodemographic and economic characteristics of Brazilian undergraduate dental students.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi analisar a associação entre o Racismo Moderno e características sociodemográficas e econômicas de estudantes de graduação em odontologia brasileiros. Um estudo observacional transversal foi conduzido utilizando um questionário eletrônico, disponibilizado de forma on-line na plataforma Google Formulários. Foram convidados a participar deste estudo estudantes de graduação em odontologia, matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, localizadas nas regiões Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do país. Foi adotada uma amostra de conveniência em bola de neve. Os estudantes foram recrutados por meio de aulas remotas, e-mail e publicações em redes sociais (Instagram e WhatsApp). Os estudantes responderam a um formulário eletrônico dividido em sessões: (1) declaração dos aspectos éticos e critérios de elegibilidade, (2) coleta dos dados sociodemográficos e econômicos do respondente e (3) exposição da versão brasileira da Escala de Racismo Moderno (B-ERM). Todas as respostas foram de preenchimento mandatório para a sua finalização e envio. As respostas na B-ERM foram classificadas em uma escala do tipo Likert de 7 pontos, de forma que pontuações mais altas significariam maiores níveis de Racismo Moderno. O escore total na B-ERM correspondeu à variável dependente, enquanto os dados sociodemográficos e econômicos dos estudantes corresponderam às variáveis independentes. A análise estatística incluiu análise descritiva, bivariada e regressão de Poisson com variância robusta (p<0,05). Participaram deste estudo 441 estudantes de graduação em odontologia brasileiros, dos quais a maioria se autodeclarou branca (54,9%) e do gênero feminino (78,1%). A análise bivariada observou maiores escores na B-ERM entre os estudantes que se autodeclararam como não-brancos, quando comparados aos autodeclarados brancos (p=0,002). No entanto, essa associação não foi observada no modelo multivariado ajustado. A análise multivariada observou maiores escores na B-ERM entre os estudantes do gênero masculino comparados ao gênero feminino (Razão de Prevalência [RP] = 1,130; Intervalo de Confiança [IC] 95%: 1,027-1,244) e os matriculados em instituições privadas de ensino quando comparados aos de instituições públicas (RP = 1,404; IC 95%: 1,272-1,550). Estudantes pertencentes ao nível socioeconômico mais baixo, Classe E, obtiveram maiores pontuações na B-ERM quando comparados aos de maior nível socioeconômico, Classe A (RP = 1,321; IC 95%: 1,134-1,538). Ainda, estudantes matriculados em IES localizadas nas regiões Norte (RP = 1,410; IC 95%: 1,173-1,695) e Nordeste (RP = 1,187; IC 95%: 1,023-1,378) obtiveram maiores pontuações na B-ERM quando comparados aos estudantes matriculados na região Sul do país. Com isso, este estudo concluiu que o escore total na B-ERM foi influenciado pelas características sociodemográficas e econômicas dos estudantes de graduação em odontologia brasileiros.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOPEDIATRIA E ORTODONTIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subject.otherRacismopt_BR
dc.subject.otherEducação em odontologiapt_BR
dc.subject.otherSaúde bucalpt_BR
dc.subject.otherSaúde públicapt_BR
dc.titleMensuração do racismo moderno entre estudantes de graduação em odontologia no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeMeasurement of modern racism among undergraduate dental students in Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2968-6849pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Renata Matos Lamenha-Lins.pdf2.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons