Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49527
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Livia de Oliveira Borgespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3554721183676963pt_BR
dc.contributor.referee1Kely Cezar Martins Paivapt_BR
dc.contributor.referee2Zélia Miranda Kilimnikpt_BR
dc.contributor.referee3Anderson de Souza Sant'annapt_BR
dc.contributor.referee4Camila Teixeira Helena de Araújopt_BR
dc.creatorSilvino Paulino dos Santos Netopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8088587244380739pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-05T13:34:48Z-
dc.date.available2023-02-05T13:34:48Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49527-
dc.description.abstractThe objective of this thesis was to analyze working conditions as an indicator of quality of life for teachers in Private Institutions in Higher Education, based on the context these professionals experience. Initially, I presented a critical analysis of Quality of Life at Work models and the proposal of a theoretical model, based on the assumptions of psychosociology. In the empirical and field research, I chose to use the combination of data collection and analysis techniques in two stages: the first one consisting in the application of a survey with the Working Conditions Questionnaire (QCT) by Borges et. al (2021). In the second stage, I interviewed private higher education professors with the aim of describing and analyzing the working conditions, identifying the elements of precariousness, as well as how they shape the quality of life of the professors. The results showed, according to the factors of working conditions that teachers tend to perceive in the factor Demand, Contradiction and Working Conditions, contradictorily, a respect for their limitations at the same time that they perceive they are more demanded. For the Communication, Challenges and Participation Factor, they perceive a high degree in the level of Computerization, being recruited all the time in emails and applications. In the Support and Planning Factor, they tend to perceive that the teaching work is guided by management by objectives, followed by a high degree of standardization, yet the results of this factor demonstrate low support and protection from managers. At the same time, the results of the interviews were able to describe that the demands presented to these workers describe new responsibilities that go beyond their academic responsibilities, making them responsible for administrative and marketing obligations of the institutions. Finally, I applied a cluster analysis to identify how the sample (N=460) was grouped taking into account social inclusion variables. The groups were organized into Novice Specialist teachers, Novice Doctors, Intermediate Masters, Veteran Masters and Veteran Doctors. According to the working conditions factors among all groups, Novice Doctors were the most sensitive to working conditions and Novice Specialists were the least sensitive. Finally, I was able to conclude that studying QWL through working conditions shows that QWL does not depend only on workers and that this phenomenon can be observed collectively taking into account the subjects and their relationships, organizations and their objectives and social and economic policies administered by the state.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta tese foi analisar as condições de trabalho como indicador de qualidade de vida dos docentes de Instituições Privadas no Ensino Superior, a partir do contexto que estes profissionais vivenciam. Inicialmente apresentei uma análise crítica de modelos de Qualidade de Vida no Trabalho e a proposição de um modelo teórico, partindo dos pressupostos das psicossociologias. Na pesquisa empírica e de campo, optei por utilizar a combinação de técnicas de coleta e análise de dados em duas etapas: a primeira consistindo em aplicação de um survey com o Questionário de Condições de Trabalho (QCT) de Borges et. al (2021). Na segunda etapa entrevistei docentes do ensino superior privado com objetivo de descrever e analisar as condições de trabalho, identificar os elementos da precarização, bem como elas configuram a qualidade de vida dos docentes. Os resultados mostraram, de acordo com os fatores de condições de trabalho que os professores tendem a perceber no fator Exigência, Contradição e Condições de Trabalho, contraditoriamente, um respeito as suas limitações ao mesmo tempo que percebem ser são mais exigidos. Para o Fator Comunicação, Desafios e Participação, eles percebem um grau elevado no nível de Informatização, sendo recrutados a todo momento em e-mails e aplicativos. No Fator Suporte e Planejamento, eles tendem a perceber que o trabalho docente é guiado por uma gestão por objetivos, seguidos de um alto grau de normatização, ainda os resultados desse fator demonstraram um baixo suporte e proteção dos gestores. Paralelamente, os resultados das entrevistas puderam descrever que as exigências apresentadas para estes trabalhadores descrevem novas responsabilidades que ultrapassam suas responsabilidades acadêmicas os responsabilizando por obrigações administrativas e marketing das instituições. Por fim, apliquei uma análise de conglomerado para identificar como a amostra (N=460) se agrupava levando em consideração as variáveis de inserção social. Os grupos se organizaram em professores Novatos Especialistas, Novatos Doutores, Intermediários Mestres, Veteranos Mestres e Veteranos Doutores. De acordo com os fatores de condições de trabalho dentre todos os grupos, os Novatos Doutores foi o grupo mais sensível as condições de trabalho e os Novatos Especialistas os menos sensíveis. Por fim, pude concluir que estudar a QVT por meio das condições de trabalho afere que a QVT não depende somente dos trabalhadores e que tal fenômeno pode ser observado de maneira coletiva levando em consideração os sujeitos e suas relações, as organizações e seus objetivos e as políticas sociais e econômicas administradas pelo Estado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectCondições de trabalhopt_BR
dc.subjectDocentes do ensino superior privadopt_BR
dc.subject.otherPsicologia - Tesespt_BR
dc.subject.otherTrabalho - Tesespt_BR
dc.subject.otherQualidade de vida no trabalho - Tesespt_BR
dc.subject.otherProfessores - Tesespt_BR
dc.titleTrabalho docente no ensino superior privado : análise das condições de trabalho e qualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.title.alternativeTeaching work in private higher education : analysis of work conditions and quality of work lifept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6945-8736pt_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
VersãoCorrigida_Final.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.