Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Amir Brito Cadôrpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2113943674181774pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Raquel da Silva Stolfpt_BR
dc.contributor.referee2Marcelo Kraiserpt_BR
dc.contributor.referee3Franz Ronney Manata Martinspt_BR
dc.creatorUlisses Moisés de Carvalhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6225314452166122pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-14T12:06:55Z-
dc.date.available2023-02-14T12:06:55Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49984-
dc.description.abstracthis dissertation analyzes what is and how the sound materiality occurs in contemporary artistic practices from artworks and artists that use sound references as a raw material (plastic/conceptual) in their procedures and strategies. The research considers the possibilities of sound’s presence into the arts in its tactile and visual aspects. The investigation aims to show up how the sonorous element, used as shapeable resource in the field of visual arts, reveals its materiality in forms of art whose the image of sound can be attested by the observer. Several artworks were evaluated, from those don’t operate with the sound literally - or at least doesn’t working only through audition sense of hearing, but by means of tactiles and visual senses, that just suggesting the sound by an index sonorous’ concept - to those based on referential sound or the silence as materiality itself. Reinforced by distinct theories like the ideas about Matter and Memory by Henri Bergson; about the notion of Material Sound by Michel Chion and George Maciunas; about the simultaneous apprehension of a piece of art contained in Rosalind Krauss’s conception; alongside the Monika Wagner’s reflection on matter, as well the meaning of synecdoche to feel and interpret the materialization of sound in the artistic object. Such as outcome, an authorial artworks production was carried out along the course of this master, and a sound art exhibition was conceived, together of my master’s advisor, from the acceptions investigated in this research to consolidate and confirm the understanding of sound art as a medium which differs of another sound manifestation by your materiality.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa o que é e como se dá a materialidade do som nas práticas artísticas contemporâneas a partir de obras e artistas que utilizam referências sonoras como elemento (plástico/conceitual) em seus procedimentos e estratégias. A pesquisa considera as possibilidades de presença do som nas artes em seus aspectos visuais e táteis. A investigação tem por objetivo mostrar como o elemento sonoro, utilizado como recurso plástico no campo das artes visuais, revela sua materialidade em obras cuja imagem do som pode ser constatada pelo observador. Foram avaliadas obras diversas que não operam com o som propriamente dito, ou somente através do sentido único da audição, mas por meio de sensações táteis e visuais, apenas sugerindo o som e trabalhando com a ideia de um som-índice, referencial ou o próprio silêncio como materialidade. Apoiada num corpo teórico diverso, a pesquisa investe nas ideias de Henri Bergson sobre a matéria e o espírito; se apropria da noção de som material de Michel Chion e George Maciunas; evoca o entendimento simultâneo de uma peça de arte contido na concepção de Rosalind Krauss; se vale do pensamento de Monika Wagner sobre a matéria e se firma na figura da sinédoque para sentir e interpretar a materialização do som no objeto artístico. Como resultado prático, uma produção autoral foi realizada durante o curso e, ao lado do orientador, uma exposição de arte sonora foi concebida, a partir das acepções investigadas, fortalecendo o entendimento da arte sonora como um meio (medium) aberto que se diferencia de outras manifestações sonoras por sua materialidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte sonorapt_BR
dc.subjectMaterialidade sonorapt_BR
dc.subjectPráticas artísticaspt_BR
dc.subjectSinédoquept_BR
dc.subjectSound artpt_BR
dc.subjectSound materialitypt_BR
dc.subjectArtistic practicespt_BR
dc.subjectSynecdochept_BR
dc.subject.otherArte sonorapt_BR
dc.subject.otherRegistros sonoros e as artespt_BR
dc.subject.otherSom - Registro e reproduçãopt_BR
dc.subject.otherArte e músicapt_BR
dc.titleMaterialidade sonora nas artes visuais: entre existência e aparênciapt_BR
dc.title.alternativeMateriality of sound in artistic practices: between existence and appearancept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3043-0354pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MaterialidadeSonoraNasArtesVisuais_Ulisses-M-Carvalho.pdf5.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.