Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/51141
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKarine de Oliveira Lunardipt_BR
dc.creatorWellington Marçal de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T19:36:03Z-
dc.date.available2023-03-22T19:36:03Z-
dc.date.issued2020-04-26-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage9pt_BR
dc.citation.epage17pt_BR
dc.identifier.issn2318-1478pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51141-
dc.description.abstractThe present work aims to present reflections on the historical path of the scientific journal O Adjunto. It seeks to situate the Sergeants in Arms improvement courses and the Command Deputy Course from the singular space that is the School for the Improvement of Sergeants in Arms (EASA) and its pedagogical process inserted in the context of Military Education, recognized for the transformation and pursuit of excellence. It focuses on EASA's journal as a proposal for valuing the production of school knowledge derived from its courses, the dissemination of operational, doctrinal, administrative, educational, social, legal themes, among others, in order to constitute sergeants as collaborators in the teaching and Ground Force research. The result of all this historical and pedagogical movement is reflected in the editions already published and in the desire that future editions consolidate themselves as receptacles and disseminators of research gestated in EASA and its interlocutions.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva apresentar reflexões sobre o percurso histórico do periódico científico O Adjunto. Procura situar os cursos de aperfeiçoamento dos Sargentos das Armas e o Curso de Adjunto de Comando a partir do espaço singular que é a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA) e seu processo pedagógico inserido no contexto do Ensino Militar, reconhecido pela transformação e busca da excelência. Focaliza o periódico da EASA enquanto proposta de valorização da produção do conhecimento escolar derivado de seus cursos, da difusão dos temas operacionais, doutrinários, administrativos, educacionais, sociais, jurídicos entre outros, a fim de constituir os sargentos como colaboradores no processo de ensino e pesquisa da Força Terrestre. O resultado de todo esse movimento histórico e pedagógico se traduz nas edições até então já publicadas e no desejo de que as futuras edições se consolidem como receptáculos e difusores de pesquisas gestadas na EASA e suas interlocuções.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentVETER - ESCOLA DE VETERINARIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofO Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPeriódico científicopt_BR
dc.subjectEASApt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectEducação militarpt_BR
dc.subject.otherPeriódicos brasileirospt_BR
dc.subject.otherComunicação na ciênciapt_BR
dc.subject.otherEducação militarpt_BR
dc.titleO Adjunto: memórias revisitadas no limiar do primeiro decênio da revista pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA)pt_BR
dc.title.alternativeO Adjunto: memories revisited at the threshold of the first decade of the pedagogical magazine of the Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://ebrevistas.eb.mil.br/adj/issue/view/877pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8881-6850pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.