Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/51686
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lucia Gouvêa Pimentelpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3342330120066308pt_BR
dc.contributor.referee1Rosvita Kolb Bernardespt_BR
dc.contributor.referee2Claudia Tamm Renaultpt_BR
dc.creatorClara Mendes de Oliveira Cesarpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6854692179818781pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-06T14:17:22Z-
dc.date.available2023-04-06T14:17:22Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51686-
dc.description.abstractThis work investigates different approached to Art teaching through identifying and analysing the activities of teacher/artists for whom the city is an element of teaching practice and artistic creation. Observations were made in field studies of three artistic activities that were undertaken in the streets and squares of Belo Horizonte by the teacher/artists who took part in the research. The teaching practices, together with interviews conducted with the teacher/artists, were recorded by digital audio-visual means and analysed in the light of theoretical reference points and works of art related to the theme. At the same time, consideration was given to the different approaches of the teacher/artists to urban public spaces as an element in constructing their art teaching/production. Comments have been made throughout the work in relation both to the construction of Art knowledge in urban spaces, and to both formal and informal education. The work aims to interrelate poetry and teaching in the training and practice of teacher/artists.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho são investigadas diferentes abordagens de ensino de Arte pela identificação e interpretação de ações de professores/artistas que propõem experienciar a cidade como prática docente e criação artística. No trabalho de campo foram realizadas observações de três ações artísticas desenvolvidas em ruas e praças da cidade de Belo Horizonte pelos professores/artistas participantes da pesquisa. As práticas docentes, assim como as entrevistas realizadas com os professores/artistas, foram gravadas por meios audiovisuais digitais e analisadas à luz de referenciais teóricos e obras artísticas relacionados ao tema, considerando diferentes enfoques que o professor/artista pode dar aos espaços livres públicos urbanos para a construção de suas práticas de ensino/produção artística. Indagações relacionadas à construção de conhecimento em Arte em espaços urbanos, realizadas na educação formal e não formal, permearam todo o trabalho, que relaciona poética e docência na formação e na atuação de professores/artistas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAções artísticas urbanaspt_BR
dc.subjectprofessor/artistapt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEspaços públicos - Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.subject.otherArte - Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.titleEspaços livres públicos de Belo Horizonte como campo de construção de conhecimento em artept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Espaços livres públicos de Belo Horizonte como campo de construção de conhecimento em Arte.Clara.M.O.Cesar.pdfEspaços livres públicos de Belo Horizonte como campo de construção de conhecimento em Arte35.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.