Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/51730
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIcaro Neri Pereira de Souzapt_BR
dc.creatorSonia Carvalho Ribeiropt_BR
dc.creatorRodrigo Affonso de Albuquerque Nobregapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-06T21:10:08Z-
dc.date.available2023-04-06T21:10:08Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.citation.volume38pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage123pt_BR
dc.citation.epage136pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/rdg.v38i1.149574pt_BR
dc.identifier.issn0102-4582pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51730-
dc.description.abstractLand use/cover change (LUCC) can both affect and result of complex natural and socio-economic processes. The highway system is a key component for LUCC, however the role of railway infrastructure as a driver of the changes has been hardly ever in debate. In Brazil the steadily rise on large scale agro husbandry production has been demanding for railway infrastructure in states such as Maranhão, Tocantins, Piaui and Bahia (MATOPIBA), where agro husbandry production is steadily rising. In this context, the objective of this work is to develop a spatially explicit model to explore the associations between railway infrastructure (tracks, rail yards e intermodal facilities) and LUCC in an area of 650.682 km² in MATOPIBA . The model used the Baysian method of Weights of Evidence to explore the spatial determinants of land use transitions and their spatial determinants as well its associations to railway infrastructure. The model was calibrated with 2000-2012 data. This modelling approach was able to identify which variables and its ranges that can be associated to LUCC in MATOPIBA and this model was further used to simulate future scenarios of land use change in the coming decades. Our results clearly show a clear trend of increasing agro husbandry production and a trend of decreasing in native vegetation. Our results also highlight that railway infrastructure can indeed be associated changes into spatial configuration of landscape mainly by attracting LUCC in the nodes of new railway infrastructures.pt_BR
dc.description.resumoAs mudanças do uso e cobertura do solo afetam e são resultantes de complexos processos naturais e socioeconômicos. A infraestrutura rodoviária exerce grande influência nessa dinâmica, contudo o papel das ferrovias nesse processo tem sido pouco debatido. No Brasil, a expansão da agropecuária nas últimas décadas tem demandado investimentos em transporte. Isso inclui o planejamento e construção de ferrovias na região formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (MATOPIBA), uma das áreas com maior crescimento e expansão da produção agropecuária. Considerando este contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma modelagem espacialmente explícita explorando as associações entre a infraestrutura ferroviária (trilhos, pátios ferroviários e terminais intermodais) e a dinâmica de uso e cobertura do solo em uma área de 650.682 km² no MATOPIBA. O modelo espacialmente explícito desenvolvido para o período 2000-2012 utilizou o método bayesiano dos pesos de evidência para explorar quais os determinantes espaciais das transições entre classes de cobertura do solo e o papel das infraestruturas ferroviárias de transporte nessas mudanças. Os resultados da modelagem forneceram subsídios para conhecer as variáveis e explicar as transições de uso e cobertura do solo no período investigado, também como compilar cenários preditivos do uso e cobertura do solo para as próximas décadas. A modelagem mostrou uma tendência no aumento das áreas destinadas para a produção agropecuária em detrimento das áreas com vegetação nativa . Os resultados também mostraram que as infraestruturas ferroviárias poderão alterar a configuração espacial na região, atraindo a produção agropecuária para os pontos nodais das novas infraestruturas.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Do Departamento De Geografiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLUCCpt_BR
dc.subjectSojapt_BR
dc.subjectFerroviapt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectGeoprocessamentopt_BR
dc.subject.otherEngenharia de transportespt_BR
dc.subject.otherSojapt_BR
dc.subject.otherFerroviaspt_BR
dc.subject.otherModelagem geográficapt_BR
dc.subject.otherGeoprocessamentopt_BR
dc.titleO papel das infraestruturas ferroviárias nas mudanças de uso e cobertura do solo no MATOPIBApt_BR
dc.title.alternativeThe role of railway infrastructures in land use and cover change in MATOPIBA, Brazilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/149574pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-8198-5416pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3045-8632pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7058-5903pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
opapeldasinfraestruturasferroviarias.pdf800.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.