Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51821
Type: Artigo de Evento
Title: Apresentação e análise da primeira oferta do curso formação técnico-pedagógica de professores, gestores e técnicos de educação a distância do CAED/UFMG
Authors: Gelson de Assis Viveiro
Ana Carolina Correia Almeida
Cristina Gonçalves Ferreira de Souza
Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte
Wagner José Corradi Barbosa
Abstract: O presente artigo teve como objetivo apresentar a primeira oferta do curso Formação Técnico-Pedagógica de professores, gestores e técnicos de Educação a Distância do CAED/UFMG. Essa iniciativa está atrelada ao Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os dados coletados foram oriundos de dois questionários aplicados com os participantes. O primeiro questionário, intitulado “Questionário de Satisfação”, trazia perguntas sobre a avaliação dos participantes concluintes do curso e o segundo questionário, “Pesquisa de Evasão”, foi enviado aos cursistas que não concluíram o curso. Ambos tiveram o objetivo analisar os pontos positivos e negativos do curso. A análise dos resultados das duas pesquisas mostram que o curso foi bem avaliado tanto pelos concluintes, quanto pelos cursistas que não concluíram. A melhoria de currículo foi a motivação principal nos dois grupos para a participação, contribuindo para que estes saibam lidar, planejar e executar as atividades pertinentes à EaD. Por fim, para as próximas ofertas do curso, considerase importante a adequação da carga horária ao volume de conteúdo e de atividades, a reformulação das atividades e a oferta não simultânea das disciplinas dos três perfis.
Abstract: This paper aims to present the first offer of ““Formação TécnicoPedagógica de professores, gestores e técnicos de Educação a Distância” of CAED/UFMG. This initiative is linked to the Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC) of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). The data were collected from two questionnaires applied to the participants. The first questionnaire, entitled "Satisfaction questionnaire", featured questions about the evaluation of graduates participants from the course and the second questionnaire, was sent to participants who have not completed the course. Both had the objective to analyze the positive and negative points of the course. The analysis of the results of the two surveys shows that the course was well reviewed by both the participants that completed and not completed. The improvement of curriculum was the primary motivation in both groups for participation, contributing so that they can deal, plan and execute the activities pertinent to Distance Education. Finally, for the next course offerings, it is considered important to the adequacy of the workload the volume and content of activities, the reformulation of activities and the offer of subjects simultaneously on three profiles.
Subject: Ensino à distância
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51821
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.aunirede.org.br/portal/anais-esud/
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ; Congresso Internacional de Educação Superior a Distância
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA PRIMEIRA OFERTA DO.pdf381.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.