Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52510
Type: Monografia (especialização)
Title: Proposta de intervenção para melhorar os cuidados com os pacientes diabéticos na ESF São Paulo, Divinópolis, Minas Gerais
Authors: Yenny Barbara Lopez Batista
First Advisor: Maria José Moraes Antunes
First Referee: Marisa Elaine de Corte
Second Referee: Denisse Aparecida dos Santos Sousa
Abstract: Estudo descritivo-retrospectivo, realizado na Unidade Básica de Saúde do Bairro São Paulo, no município de Divinópolis, cidade polo de indústrias confeccionistas, metalúrgicas e siderúrgicas. Dista a 121 km da capital do estado de Minas Gerais, com uma população estimada de 228.643 habitantes em 2014. Possui 47 estabelecimentos de Saúde do Sistema Único de Saúde. Um dos maiores problemas de saúde em nível local é a presença de portadores de hipertensão arterial e o diabetes, doenças consideradas epidêmicas no mundo e umgrande desafio para os sistemas de saúde. Eu escolhi estudar como melhorar a atenção aos pacientes com diabetes na área de abrangência da Equipe de Saúde da Família da UBS onde atuo, por sua alta incidência, prevalência e suas complicações, apesar da implantação do programa Hiperdia. Os objetivos foram mapear o perfil dos pacientes diabéticos da ESF São Paulo e elaborar um plano de intervenção para melhorar as ações do programa hiperdia. Foram usados com descritores de busca de artigos e teses as palavras: diabetes, tratamento medicamentoso, Estratégia Saúde da Família. Após a realização da revisão teórica foram analisados 100 prontuários de usuários com Diabetes Mellitus Os resultados indicam que a idade predominante é de 6069 anos, do sexo feminino; o principal fator de risco foi o sedentarismo; a principal complicação encontrada foi o Pé Diabético; o tratamento mais frequente é a dieta alimentar com o uso de antidiabéticos oral. Encontrou-se também hipertensão em 89% dos 100 prontuários e 73%de obesidade. Concluiu-se que a realização deste estudo confirmou a importância da avaliação do perfil dousuário com Diabetes Mellitus como uma variável que pode interferir no manejo da doença pelo indivíduo ou na capacidade da família de colaborar com o cuidado em Diabetes Mellitus.
Abstract: Estudio descriptivo y retrospectivo realizado en la Unidad Básica de Salud del Barrio de São Paulo, en el municipio de Divinópolis, ciudad de los fabricantes de ropa de polo industrias, de acero y de acero. Este cráter es 121 km de la capital del estado de Minas Gerais, con una población estimada de 228.643 habitantes en el año 2014. Cuenta con 47 establecimientos de salud del Sistema de Salud. Uno de los mayores problemas de salud en el nivel local es la presencia de hipertensión y la diabetes, las enfermedades consideradas epidemia en el mundo y un gran desafío para los sistemas de salud. Elegí estudiar la forma de mejorar el cuidado de pacientes con diabetes en el área cubierta por la familia del Equipo de Salud UBS donde trabajo, por su alta incidencia, prevalencia y sus complicaciones, a pesar de la implementación del programa HIPERDIA. Los objetivos fueron para mapear el perfil de los pacientes diabéticos FHS Sao Paulo y elaborar un plan de acción para mejorar las acciones de programa HIPERDIA .Se utilizaron para buscar descriptores de artículos y tesis palabras: diabetes, el tratamiento farmacológico, Estrategia de Salud Familiar. Al término de la revisión de la literatura se analizaron los registros médicos de 100 usuarios con diabetes mellitus Los resultados indican que la edad predominante es de 60-69 años, de sexo femenino, el principal factor de riesgo fue la inactividad física, el principal complicación ha sido el Pie Diabético, el tratamiento más común es la dieta con el uso de antidiabéticos orales También se encontró hipertensión en el 89% de los 100 registros y 73% obesidad .Se concluyó que este estudio confirma la importancia de evaluar el perfil de usuario con Diabetes Mellitus como una variable que puede interferir con el manejo de la enfermedad por el individuo o la capacidad de la familia para colaborar con el cuidado de la diabetes mellitus.
Subject: Diabetes Mellitus/prevenção & controle
Estratégias de Saúde Nacionais
Tratamento Farmacológico
Dissertação acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52510
Issue Date: 30-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
barbara tcc final 123.pdf825.88 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons