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dc.contributor.advisor1Adlane Vilas-Boas Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5828381419292488pt_BR
dc.contributor.referee1Fernanda de Jesus Costapt_BR
dc.contributor.referee2Marina de Lima Tavarespt_BR
dc.contributor.referee3Viviane de Souza Alvespt_BR
dc.creatorMatheus Wilhen de Oliveira Glicériopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2862244635967901pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-27T16:46:27Z-
dc.date.available2023-04-27T16:46:27Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52588-
dc.description.abstractThe complexity of teaching-learning makes preponderant the need to search for new teaching methodologies and methods, in order to enable new (inter)connections between content and learner´s reality. New tools are always emerging and being reinvented such as audio programs, in particular, podcasts. The objective of this research was to use science popularization as a way to facilitate the processe of teaching-learning of genetics and contribute to the teachers’ continuing education enabling them to use digital tools and DTICs for the construction and use of podcasts in science and biology teaching. A teaching sequence was built with multimodal scientific divulgation materials. The sequence evaluation was done through a training workshop for teachers that served to produce podcasts and discussions to improve the sequence. The data collection was done by the observation of the workshops and two electronic questionnaires. Despite being a known media by the participants, none of them had used podcasts as a teaching-learning tool with their students. At the end of the workshop, the teachers considered the methodology as possible and desirable to be used in elementary and high schools. The evaluation of the didactic sequence progressed to a collaborative development of the didactic material with modifications done based on suggestions from the teachers involved and did not imply in changes that would preclude the original sequence; on the contrary, it has made it more solid. As research products we have 1) The final teaching sequence with the theme genetic inheritance made up of multimodal materials, with science popularization texts; 2) a booklet about building podcasts; 3) workshop slides that can be used as a reference or replication model for other teachers; 4) a site in which all these products will be available. The range of products developed from this research can help teachers to encourage students’ protagonism in the development of their knowledge through the construction of scientific podcasts.pt_BR
dc.description.resumoA complexidade do ensino-aprendizagem faz com seja preponderante a necessidade da busca por novas metodologias e métodos de ensino, a fim de que possam ocorrer novas (inter)ligações do conteúdo com a realidade do aprendente. Novas ferramentas estão sempre surgindo e sendo reinventadas, como é o caso de programas de áudio, em especial os chamados podcasts. O objetivo desta pesquisa foi utilizar da divulgação científica como forma de facilitar o ensino-aprendizagem de genética e contribuir com a formação continuada de professores, capacitando-os a utilizarem ferramentas digitais e TDICs para construção e utilização de podcasts no ensino de ciências e biologia. Foi construída uma sequência de ensino com materiais de divulgação científica multimodais. A avaliação da sequência foi feita por meio de uma oficina formativa para professores que serviu para produção de podcasts e discussões para aperfeiçoamento da sequência. A coleta de dados se deu por observação das oficinas e por dois questionários eletrônicos. Apesar de ser uma mídia conhecida pelos participantes, nenhum deles havia utilizado podcasts como ferramenta de ensino-aprendizagem junto a seus alunos. Ao final da oficina, os professores julgaram a metodologia como possível e desejável para ser utilizada tanto no ensino médio como fundamental. A avaliação da sequência de ensino progrediu para uma construção colaborativa do material didático com modificações feitas a partir de sugestões dos professores envolvidos, sendo que estas não implicaram em mudanças que inviabilizassem a sequência original, ao contrário, a tornaram mais sólida. Como produtos da pesquisa tem-se 1) a sequência de ensino final com o tema herança genética, constituída de materiais multimodais, com textos de divulgação científica; 2) uma cartilha sobre a construção de podcasts; 3) slides da oficina que pode ser utilizada como consulta ou modelo de replicação para outros professores; e 4) um site onde serão disponibilizados todos esses produtos. O conjunto de produtos desenvolvidos a partir desta pesquisa poderá auxiliar professores a incentivar o protagonismo dos estudantes no desenvolvimento de seu conhecimento a partir da construção de podcasts científicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectTIDCspt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectProtagonismo estudantilpt_BR
dc.subjectHerança genéticapt_BR
dc.titleDivulgação científica no ensino de biologia: uma sequência de ensino com construção de podcastpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0001-6571-3157pt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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