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http://hdl.handle.net/1843/52725
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | (Re)inclusão de um aluno tetraplégico em uma instituição de ensino superior |
Título(s) alternativo(s): | (Re)inclusion of a tetraplegic student in a higher education institution |
Autor(es): | Karla Rona da Silva Shirlei Moreira da Costa Faria Jhonatan Gomes Vieira Fróis Sara Moura Martins Sônia Maria Nunes Viana Elizabeth Cristina Pereira Morbeck |
Resumen: | O objetivo deste artigo é descrever os desafios e experiências das autoras para (re)inclusão de um aluno tetraplégico em uma Instituição de Ensino Superior Pública. Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, produzido a partir da vivência das autoras que iniciou no ano de 2016 e na atualidade, encontra-se em desenvolvimento. A coleta de dados foi realizada com base nas observações das autoras sobre a realidade vivenciada e descrita em um caderno de registro, sendo esse o objeto de estudo alvo. O relato da experiência consiste na descrição da história de um aluno que ficou tetraplégico durante o curso de graduação e seu processo de re(inclusão) na instituição de ensino. Várias ações para (re)inclusão deste estudante foram implementadas: planos de estudos adaptados, professor tutor, monitoria, atividades curriculares modulares, aulas domiciliares e sensibilização da turma. Muitos são os desafios, como fragilidade na garantia de acessibilidade ao estudante deficiente, dificuldade para a mudança da cultura organizacional e acesso dificultado aos recursos tecnológicos assistidos. Nossos resultados retratam uma construção coletiva adaptada aos diferentes atores envolvidos com impacto potencial para legitimação de um ambiente receptivo, inclusivo e legítimo, mas ainda em processo de construção. |
Abstract: | The objective of this article is to describe the challenges and experiences of the authors for (re) inclusion of a tetraplegic student in a Public Higher Education Institution. It is a descriptive study, a type of experience report, produced from the experience of the authors that began in 2016 and is currently under development. Data collection was performed based on the observations of the authors about the reality experienced and described in a logbook, which is the target study object. The experience report consists of the description of the history of a student who was quadriplegic during the undergraduate course and his process of re (inclusion) in the educational institution. Several actions for (re) inclusion of this student were implemented: adapted study plans, tutor teacher, monitoring, modular curricular activities, classroom classes and class awareness. There are many challenges, such as fragility in guaranteeing the accessibility of the disabled student, difficulty in changing the organizational culture and difficult access to the technological resources. Our results portray a collective construction adapted to the different actors involved with potential impact to legitimize a receptive, inclusive and legitimate environment, but still in the process of construction. |
Asunto: | Inclusão Escolar Cultura organizacional Pessoas com Deficiência |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-117 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/52725 |
Fecha del documento: | 8-ago-2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2355 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Brazilian Journal of Development |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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