Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/52725
Tipo: Artigo de Periódico
Título: (Re)inclusão de um aluno tetraplégico em uma instituição de ensino superior
Título(s) alternativo(s): (Re)inclusion of a tetraplegic student in a higher education institution
Autor(es): Karla Rona da Silva
Shirlei Moreira da Costa Faria
Jhonatan Gomes Vieira Fróis
Sara Moura Martins
Sônia Maria Nunes Viana
Elizabeth Cristina Pereira Morbeck
Resumen: O objetivo deste artigo é descrever os desafios e experiências das autoras para (re)inclusão de um aluno tetraplégico em uma Instituição de Ensino Superior Pública. Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, produzido a partir da vivência das autoras que iniciou no ano de 2016 e na atualidade, encontra-se em desenvolvimento. A coleta de dados foi realizada com base nas observações das autoras sobre a realidade vivenciada e descrita em um caderno de registro, sendo esse o objeto de estudo alvo. O relato da experiência consiste na descrição da história de um aluno que ficou tetraplégico durante o curso de graduação e seu processo de re(inclusão) na instituição de ensino. Várias ações para (re)inclusão deste estudante foram implementadas: planos de estudos adaptados, professor tutor, monitoria, atividades curriculares modulares, aulas domiciliares e sensibilização da turma. Muitos são os desafios, como fragilidade na garantia de acessibilidade ao estudante deficiente, dificuldade para a mudança da cultura organizacional e acesso dificultado aos recursos tecnológicos assistidos. Nossos resultados retratam uma construção coletiva adaptada aos diferentes atores envolvidos com impacto potencial para legitimação de um ambiente receptivo, inclusivo e legítimo, mas ainda em processo de construção.
Abstract: The objective of this article is to describe the challenges and experiences of the authors for (re) inclusion of a tetraplegic student in a Public Higher Education Institution. It is a descriptive study, a type of experience report, produced from the experience of the authors that began in 2016 and is currently under development. Data collection was performed based on the observations of the authors about the reality experienced and described in a logbook, which is the target study object. The experience report consists of the description of the history of a student who was quadriplegic during the undergraduate course and his process of re (inclusion) in the educational institution. Several actions for (re) inclusion of this student were implemented: adapted study plans, tutor teacher, monitoring, modular curricular activities, classroom classes and class awareness. There are many challenges, such as fragility in guaranteeing the accessibility of the disabled student, difficulty in changing the organizational culture and difficult access to the technological resources. Our results portray a collective construction adapted to the different actors involved with potential impact to legitimize a receptive, inclusive and legitimate environment, but still in the process of construction.
Asunto: Inclusão Escolar
Cultura organizacional
Pessoas com Deficiência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-117
URI: http://hdl.handle.net/1843/52725
Fecha del documento: 8-ago-2019
metadata.dc.url.externa: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2355
metadata.dc.relation.ispartof: Brazilian Journal of Development
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
(re)inclusãodeumalunotetraplégico.pdf229.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.