Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/53791
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTássia Marina Araújoneivapt_BR
dc.creatorAna Cristina Côrtes Gamapt_BR
dc.creatorLeticia Caldas Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-22T21:28:30Z-
dc.date.available2023-05-22T21:28:30Z-
dc.date.issued2016-02-04-
dc.citation.volume18pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage498pt_BR
dc.citation.epage507pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1982-021620161829415pt_BR
dc.identifier.issn1982-0216pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53791-
dc.description.abstractABSTRACT Purpose: to describe the changes of vocal and gestural features a story crossing simulation for television after speech training journalism students. Methods: longitudinal study, which was attended by 23 students of the Social Communication course, of both genders, with a mean age of 22 years. A theoretical and practical training of vocal and gestural expressiveness for presentations in television journalism was given to the students. The volunteers were randomly divided into two groups - training and control groups. To evaluate the effect of training two pro cedures were used: general self-assessment of expressiveness and of the speech therapist assessment of the vocal aspects, body and overall expressiveness. Results: of the 12 participants in the training group, nine (75%) showed positive changes, especially in the general expression and in the parameters melodic curve, emphasis and pauses (75%). The parameters that were less modified were loudness (5.33%) and resonance (25%). In the control group, 70% of participants had the general expression and the specific parameters considered as similar pre and post training. After the training the participants of the training group self-rated general expression as positive (average grade 8.2) and pointed out that the training contributed to the professional training (average grade 9.8). Conclusion: the training “vocal expressiveness and body to speak well in television journalism” causes changes in the expression of Journalism students. The improvement is significant to the overall expres sion, emphasis, melodic curve and pauses. The self-assessment showed greater change in the overall expressiveness after training in relation to the speech therapist assessment.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: descrever as mudanças dos recursos vocais e gestuais de uma simulação de passagem de reportagem para a televisão após treinamento fonoaudiológico para estudantes de Jornalismo. Métodos: estudo longitudinal, no qual participaram 23 estudantes de um curso de Comunicação Social, de ambos os gêneros, com média de idade de 22 anos. Um treinamento teórico-prático de expressividade vocal e gestual para apresentações em telejornalismo foi ministrado para os estudantes. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos - grupo treinamento e grupo controle. Para avaliação do efeito do treinamento dois procedimentos foram utilizados: autoavaliação geral da expressividade e uma avaliação fonoaudiológica dos aspectos vocais, corporais e de expressividade geral. Resultados: dos 12 participantes do grupo treinamento, nove (75%) apresentaram mudanças positivas, principalmente na expressão geral e nos parâmetros curva melódica, ênfase e pausa (75%). Os parâmetros que menos se modificaram foram loudness (5,33%) e ressonância (25%). No grupo controle, 70% dos participantes tiveram a expressão geral e os parâmetros específicos considerados como similares. Após o treinamento os participantes do grupo treinamento autoavaliaram a expressão geral de forma positiva (média das notas de 8,2) e apontaram que o treinamento contribuiu para a formação profissional (média das notas de 9,8). Conclusão: o treinamento “Expressividade vocal e corporal para falar bem no telejornalismo” promove mudanças na expressividade em estudantes de Jornalismo. A melhora é expressiva para a expressão geral, ênfase, curva melódica e pausa. As mudanças indicadas na autoavaliação da expressividade geral foram maiores do que as indicadas na avaliação fonoaudiológica após o treinamento.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista CEFAC-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectFonaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherVozpt_BR
dc.subject.otherFonoaudiologiapt_BR
dc.subject.otherJornalismopt_BR
dc.subject.otherComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherFonaçãopt_BR
dc.titleExpressividade vocal e corporal para falar bem no telejornalismo: resultados de treinamentopt_BR
dc.title.alternativeVocal and body expressiveness to speak well in telejournalism: training resultspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/rcefac/a/LM6V8yrJs8gTD3Dwjk5QpFR/?lang=pt#:~:text=o%20treinamento%20%22Expressividade%20vocal%20e,%C3%AAnfase%2C%20curva%20mel%C3%B3dica%20e%20pausa.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8823-122Xpt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Expressividade vocal e corporal para falar bem no telejornalismo resultados de treinamento pdfa.pdf179.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.