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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Prorrogação da gratificação acadêmica e sua relação com as estratégias de autorregulação da aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Academic delay of gratification and its relation with learning self-regulation strategies
Autor(es): Lua Syrma Zaniah Santos
Juliana Ribeiro Souza
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
Bruna Camargos Avelino
Resumen: Contexto e Objetivo: A prorrogação da gratificação acadêmica é uma capacidade de regulação dos indivíduos e constitui um aspecto da autorregulação da aprendizagem, ou seja, do conjunto de pensamentos, sentimentos e ações gerados por alguém para alcançar os objetivos acadêmicos desejados. Este estudo teve como objetivo analisar a prorrogação da gratificação acadêmica, verificando sua relação com as estratégias de autorregulação da aprendizagem. Método: A pesquisa caracteriza-se como survey, estudo descritivo e quantitativo. A amostra constituiu-se por 133 estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Resultados e Contribuições: Após a realização de testes de Kruskal-Wallis e correlação de Spearman, verificou-se que estudantes do gênero feminino fizeram maior uso das estratégias de aprendizagem, enquanto estudantes que não desempenham atividades remuneradas de modo simultâneo ao curso apresentaram mais propensão a prorrogar a gratificação acadêmica. Concomitantemente, concluiu-se que a prorrogação da gratificação acadêmica está, de forma geral, positivamente correlacionada com as estratégias de aprendizagem, especificamente às estratégias metacognitivas, cognitivas (de ensaio, elaboração e organização) e à gestão do tempo e do ambiente de estudo. Espera-se, com a realização deste estudo, contribuir para a análise das atitudes autorreguladas desenvolvidas pelos estudantes de Ciências Contábeis e, em última instância, fornecer informações importantes para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: Context and Objective: Academic delay of gratification refers to individuals’ ability to self-regulate and is one aspect of the self-regulation of learning, that is, of the set of thoughts, feelings and actions an individual produces to achieve the desired academic objectives. The objective in this study was to analyze the academic delay of gratification, verifying its relation with the learning self-regulation strategies. Method: Descriptive and quantitative survey research. The sample consisted of 133 Accounting students from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). Results and Contributions: After the development of Kruskal-Wallis and Spearman correlation tests, it was verified that female students made greater use of the learning strategies, while students who do not have a paid job while studying were more prone to academic delay of gratification. At the same time, it was concluded that, overall, the academic delay of gratification is positively correlated with the learning strategies, specifically the metacognitive and cognitive (rehearsal, elaboration and organization) strategies and the management of time and the study environment. Through this study, we intend to contribute to the analysis of the self-regulated attitudes Accounting students develop and, at bottom, provide important information to improve the teaching-learning process.
Asunto: Ciências Contábeis
Estratégias de aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.17524/repec.v12i2.1693
URI: http://hdl.handle.net/1843/53899
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.repec.org.br/repec/article/view/1693
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC)
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