Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54139
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAna Luiza Vilarrodriguespt_BR
dc.creatorAdriane Mesquita de Medeirospt_BR
dc.creatorLeticia Caldas Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-29T20:38:24Z-
dc.date.available2023-05-29T20:38:24Z-
dc.date.issued2016-12-04-
dc.citation.volume29pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage8pt_BR
dc.identifier.doi10.23925/2176-2724.2017v29i1p2-9pt_BR
dc.identifier.issn0102762Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54139-
dc.description.abstractObjective: To realize a review of the literature about the impact of teacher’s dysphonia on student learning. Methods: It was conducted a survey over the last 15 years in national and international literature, published in English, Portuguese or Spanish, using the MEDLINE, IBECS, LILACS and Web of Science. The following keywords and descriptors were used: voice disorders, dysphonia, dysphonic voice, voice quality, language tests, comprehension, speech perception and cognition. Results: Eight articles have included the proposed criteria in the last 15 years. It was found seven cross-sectional studies and a literature review, which were categorized by the authors as follow: dysphonia and language comprehension, dysphonia and language comprehension in noisy environments; perception of dysphonic voice, vocal quality and speech rate. Conclusions: Studies show that teacher’s dysphonia interferes in the understanding of the message in the classroom, especially in noisy environments. The students evaluate the dysphonic voice negatively. The speech rate also presented as an important factor for language processing.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Realizar uma revisão da literatura referente aos impactos da voz do professor no contexto da sala de aula Método: foi realizado levantamento na literatura publicada nos idiomas inglês, espanhol ou português, utilizando-se as bases de dados MEDLINE, IBECS, LILACS e Web of Science, dos últimos 15 anos. Foram utilizados os seguintes descritores e palavras-chaves: distúrbios da voz, disfonia, voz disfônica, qualidade da voz, testes de linguagem, compreensão, percepção da fala e cognição. Resultados: sete estudos foram selecionados de acordo com o tema de investigação em uma busca realizada nos últimos 15 anos. Foram encontrados sete estudos transversais e uma revisão de literatura, categorizados pelas autoras, da seguinte forma: disfonia e compreensão da linguagem; disfonia e compreensão da linguagem em ambiente ruidoso; percepção da voz disfônica; qualidade vocal e velocidade de fala. Conclusão: Os estudos evidenciam que a disfonia do professor interfere na compreensão da mensagem transmitida pelo professor para os alunos, principalmente em ambientes ruidosos. A voz disfônica do professor é avaliada negativamente pelos alunos e a velocidade de fala mais lenta se apresenta como um fator importante para o processamento da linguagem, no contexto da sala de aula.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofDistúrbios da Comunicação-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDisfoníapt_BR
dc.subjectQualidade da vozpt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectPercepção da Falapt_BR
dc.subject.otherDisfoníapt_BR
dc.subject.otherCompreensãopt_BR
dc.subject.otherPercepção da Falapt_BR
dc.subject.otherQualidade da Vozpt_BR
dc.titleImpactos da voz do professor na sala de aula: revisão da literaturapt_BR
dc.title.alternativeImpact of the teacher’s voice in the classroom: a literature reviewpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/29063pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8823-122Xpt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Impactos da voz do professor na sala de aula revisao de literatura pdfa.pdf323.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.