Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54788
Type: Monografia (especialização)
Title: Imaginário social, propaganda e poder : a construção retórica do califado de Córdoba (século X)
Authors: Paula Andrade Silva Fonseca
First Advisor: André Luís Pereira Miatello
Abstract: O presente trabalho visa a examinar o reinado do primeiro califa omíada ‘Abd alRahmãn III em al-Andalus (929-961) em seu ineditismo como forma de califado. A partir da análise simbólica e contextual da propaganda produzida e disseminada especialmente em Córdoba, pretendemos versar sobre a ideologia que compôs a construção retórica através da qual o novo califa procurou legitimar a assunção do título califal diante de uma sociedade heterogênea - e os impactos dessa articulação simbólica no imaginário ontem e hoje. Para isso, analisamos três das principais estratégias de propaganda que contribuíram para conferir autoridade e aumentar o poder do autoproclamado califa: seus títulos, a expansão da mesquita alhama de Córdoba e a construção da cidade palatina de Madīnat alZahrā. Posteriormente, investigamos os impactos dessa propaganda na percepção que se tem hoje do período, em especial no que diz respeito à construção historiográfica acerca do esplendor cultural, econômico, político e social de Córdoba no período do califado – e sua ênfase na convivência entre cristãos, judeus e muçulmanos.
Abstract: The following paper pursuits to examine the reign of the first umayyad caliph in alAndalus, ‘Abd al-Rahmãn III (929-961), in its original form of government. Starting on the analysis of the propaganda produced and disseminated specially in Cordoba, we intend to deal with the ideology behind the rhetoric construcion through which the new caliph legitimated his caliphal assumption over a diverse society – and the impacts of this symbolic articulation in both past and present imaginaries. In order to accomplish so, we have analyzed three of the main propaganda strategies which helped granting authority and increasing the power of the self-proclaimed caliph: his titles, the expansion of the alhama mosque of Cordoba and the construction of the palatine city Madīnat al-Zahrā. Later, we investigate the impacts of this propaganda on the current impressions over the period, specially of what relates to the historiographic construction of the cultural, economic, political and social splendor of Cordoba during the caliphate – and its emphasis in christian, jewish and muslim coexistance.
Subject: Idade Média - História
Propaganda
Imaginário
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Culturas Políticas, História e Historiografia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/54788
Issue Date: 30-Apr-2015
Appears in Collections:Especialização em Culturas Políticas, História e Historiografia

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