Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54838
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamila Batista Peixotopt_BR
dc.creatorCarolina Alves Murtapt_BR
dc.creatorJúlia Gabriela Silva Machadopt_BR
dc.creatorJúlia Beatriz Lopes-Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-12T20:08:31Z-
dc.date.available2023-06-12T20:08:31Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage75pt_BR
dc.citation.epage102pt_BR
dc.identifier.issn1982-5471pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54838-
dc.description.abstractDevelopmental dyslexia is a learning disorder that impacts learning to read isolated words. Traditionally, the difficulty profile presented by dyslexics is classified according to the impairment in one of the reading routes: lexical or phonological, but recent studies suggest several other possible impairments. This article aims at presenting the different subtypes of dyslexia, according to deficits in the components of the double route reading model. By means of a narrative review of the literature, different profiles of reading difficulties will be characterized. In addition, specific intervention possibilities, as well as the Brazilian research scenario, will also be described. From this, it is expected that the understanding of the heterogeneity of developmental dyslexia will improve.pt_BR
dc.description.resumoA dislexia do desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem que impacta a aprendizagem da leitura de palavras isoladas. Tradicionalmente, o perfil de dificuldade apresentado por disléxicos é classificado de acordo com o comprometimento em umas das rotas de leitura, lexical ou fonológica, mas estudos recentes sugerema existência de diversas outras possibilidades de prejuízos. O presente artigo tem como objetivo apresentar os diferentes subtipos de dislexia, de acordo com déficits específicos nos componentes do Modelo de Dupla Rota de leitura. Por meio de uma revisão narrativa da literatura, serão caracterizados os diferentes perfis de dificuldade de leitura. Além disso, possibilidades de intervenções específicas, assim como o cenário de pesquisa brasileiro, também serão descritos. A partir disso, espera-se contribuir para a melhor compreensão da heterogeneidade da dislexia do desenvolvimento.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofMosaico: Estudos em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectTranstornos da leiturapt_BR
dc.subjectTranstorno do neurodesenvolvimentopt_BR
dc.subjectDificuldades da aprendizagempt_BR
dc.subjectModelo de Dupla Rotapt_BR
dc.subject.otherNeuropsicologiapt_BR
dc.subject.otherDislexiapt_BR
dc.subject.otherTranstornos do neurodesenvolvimentopt_BR
dc.subject.otherDeficiências da Aprendizagempt_BR
dc.titleSubtipos de dislexia do desenvolvimento: muito além de fonológica e de superfíciept_BR
dc.title.alternativeSubtypes of developmental dyslexia:far beyond phonological and surface dyslexiaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/24823pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6999-9460pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9224-3242pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Subtipos de dislexia do desenvolvimento_ muito além de fonológica e de superfície.pdf307.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.