Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/54838
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Camila Batista Peixoto | pt_BR |
dc.creator | Carolina Alves Murta | pt_BR |
dc.creator | Júlia Gabriela Silva Machado | pt_BR |
dc.creator | Júlia Beatriz Lopes-Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T20:08:31Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T20:08:31Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.volume | 7 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 75 | pt_BR |
dc.citation.epage | 102 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5471 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/54838 | - |
dc.description.abstract | Developmental dyslexia is a learning disorder that impacts learning to read isolated words. Traditionally, the difficulty profile presented by dyslexics is classified according to the impairment in one of the reading routes: lexical or phonological, but recent studies suggest several other possible impairments. This article aims at presenting the different subtypes of dyslexia, according to deficits in the components of the double route reading model. By means of a narrative review of the literature, different profiles of reading difficulties will be characterized. In addition, specific intervention possibilities, as well as the Brazilian research scenario, will also be described. From this, it is expected that the understanding of the heterogeneity of developmental dyslexia will improve. | pt_BR |
dc.description.resumo | A dislexia do desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem que impacta a aprendizagem da leitura de palavras isoladas. Tradicionalmente, o perfil de dificuldade apresentado por disléxicos é classificado de acordo com o comprometimento em umas das rotas de leitura, lexical ou fonológica, mas estudos recentes sugerema existência de diversas outras possibilidades de prejuízos. O presente artigo tem como objetivo apresentar os diferentes subtipos de dislexia, de acordo com déficits específicos nos componentes do Modelo de Dupla Rota de leitura. Por meio de uma revisão narrativa da literatura, serão caracterizados os diferentes perfis de dificuldade de leitura. Além disso, possibilidades de intervenções específicas, assim como o cenário de pesquisa brasileiro, também serão descritos. A partir disso, espera-se contribuir para a melhor compreensão da heterogeneidade da dislexia do desenvolvimento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Mosaico: Estudos em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Neuropsicologia | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Transtornos da leitura | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do neurodesenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Modelo de Dupla Rota | pt_BR |
dc.subject.other | Neuropsicologia | pt_BR |
dc.subject.other | Dislexia | pt_BR |
dc.subject.other | Transtornos do neurodesenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.other | Deficiências da Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Subtipos de dislexia do desenvolvimento: muito além de fonológica e de superfície | pt_BR |
dc.title.alternative | Subtypes of developmental dyslexia:far beyond phonological and surface dyslexias | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/24823 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6999-9460 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9224-3242 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Subtipos de dislexia do desenvolvimento_ muito além de fonológica e de superfície.pdf | 307.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.