Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54897
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSolange Cervinho Bicalho Godoypt_BR
dc.creatorMaria do Carmo Barros de Melopt_BR
dc.creatorUnaí Tupinambáspt_BR
dc.creatorRosália Moraes Torrespt_BR
dc.creatorZilma Reispt_BR
dc.creatorPriscila Ferri Liupt_BR
dc.creatorGabriel Rochapt_BR
dc.creatorVitoria Andradept_BR
dc.date.accessioned2023-06-13T23:01:25Z-
dc.date.available2023-06-13T23:01:25Z-
dc.date.issued2021-07-07-
dc.citation.volume45pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage8pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/1981-5271v45.3-20200434pt_BR
dc.identifier.issn19815271pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54897-
dc.description.abstractIntrodução: A prevenção e o combate da Covid-19 são de extrema importância. Nesse contexto, a importância do uso de ferramentas de telemedicina tem crescido, incluindo teleconsultas, telemonitoramento epidemiológico, diagnóstico remoto, suporte e treinamento de profissionais de saúde.Objetivo: Este trabalho tem como objetivo relatar os resultados de um curso de treinamento a distância que abordou aspectos relacionados ao SarsCoV-2 e à Covid-19.Método: Analisaram-se os seguintes aspectos: adesão ao curso, perfil dos alunos, índice de proficiência pré e pós-teste e satisfação com o curso. Trata se de um estudo transversal que avaliou os dados do curso sobre o Sars-CoV-2 e a Covid-19. Os dados foram analisados em termos de distribuição e comparação de médias e frequências. Um teste t pareado foi usado para comparar as notas do pré e do pós-teste. O valor de p < 0,05 foi considerado significativo. Coletaram-se os dados na plataforma de ensino Moodle, sem identificação dos participantes. Resultado: De 23 de março a 14 de maio de 2020, o curso foi oferecido a 1.008 estudantes de Medicina e profissionais de saúde. A maioria era de Minas Gerais, alguns de outros estados brasileiros e de Moçambique. A maioria concluiu o curso com 89,8% de adesão. As avaliações referentes ao curso, aos tutores, ao grau de satisfação e à segurança para o desempenho profissional após o curso obtiveram pontuação máxima. A comparação entre as séries pré e pós-teste mostrou ganho de proficiência (p < 0,0001). Conclusão: O curso tem contribuído para a formação de estudantes de Medicina e profissionais de saúde do Brasil e de Moçambique. A comissão organizadora conseguiu capacitar alunos e profissionais de saúde com dificuldade de acesso a boas informações técnicas e baseadas em evidências. Após a capacitação, os alunos foram selecionados para atuar em projetos universitários com o objetivo de apoiar prefeituras, secretarias de saúde e comunidade.pt_BR
dc.description.resumoIntroduction: Preventing and fighting COVID-19 are of the utmost importance. In this context, the importance of using telemedicine tools has grown, including teleconsultations, epidemiological telemonitoring, remote diagnosis, support, and training of health professionals. Objective: This article aims to report the results of a distance-training course on SARS-CoV-2 and COVID-19. We analyze the course adherence, thestudents’ profile, pre, and post-test proficiency index and satisfaction with the course. Methods: This is a cross-sectional study that evaluated data from the course on SARS-CoV-2 and COVID-19. The data were analyzed in terms of distribution and comparisons of means and frequencies. A paired t-test was used to compare the pre and post-test grades. A p-value <0.05 was considered significant. Data were collected from the Moodle teaching platform, without identifying the participants. Results: From March 23 to May 14, the course was offered to 1,008 medical students and health care providers. Most were from the state of Minas Gerais, some from other Brazilian states, and Mozambique. The majority completed the course, with an 89.8% adherence. The evaluations related to the course, the tutors, the degree of satisfaction, and the security for the professional performance after the course obtained maximum scores. The comparison between the pre and post grades showed proficiency gain (p<0.0001).Conclusion: The course has contributed to the training of medical students and health professionals from Brazil and Mozambique. The organizing committee was able to prepare students and provide knowledge to professionals with difficulty to access good technical and evidence-basedinformation. After the training, the students were selected to work on university projects aiming at supporting city halls, health departments, and the community.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médica-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectInfecções por Coronavíruspt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subject.otherEducação a distânciapt_BR
dc.subject.otherInfecções por Coronavíruspt_BR
dc.subject.otherPandemiapt_BR
dc.subject.otherEducação Médicapt_BR
dc.titleCovid-19: e-Learning as a tool for improving the knowledgept_BR
dc.title.alternativeCovid-19: e-learning como ferramenta para melhoria do conhecimentopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://doi:10.1590/1981-5271v45.3-20200434pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9755-0364pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COVID 19 E learning as a tool for improving the knowledge pdfa.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.