Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ricardo Teixeira Veigapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2160652000585374pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sergey Chernikovpt_BR
dc.contributor.referee1João Batista Diniz Leitept_BR
dc.contributor.referee2Luiz Rodrigo Cunha Mourapt_BR
dc.creatorPedro Henrique de Carvalho GUimarãespt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4255557165645479pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-13T16:32:01Z-
dc.date.available2023-07-13T16:32:01Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56182-
dc.description.abstractNos últimos anos, a necessidade de internacionalização das instituições de ensino superior as aproximou de empresas de outros setores no que diz respeito às estratégias de marketing. A literatura de marketing aplicada à internacionalização de universidades concentra-se principalmente no comportamento do consumidor e no marketing de relacionamento, enquanto as estratégias de atração de estudantes ainda não receberam muita atenção. Outro aspecto do campo é a concentração das pesquisas no norte global: Europa e o contexto anglo-americano. Em contrapartida, este estudo analisou as estratégias de marketing de serviços para atrair estudantes internacionais no Brasil e na Rússia. Com base na Lógica Dominada por Serviço e seus cinco axiomas, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com estudos de casos múltiplos, avaliando a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a RUDN, Universidade Russa da Amizade dos Povos, para comparar suas abordagens na cocriação da experiência educacional e de serviço para atrair estudantes de outros países. A partir da visão dos estudantes internacionais, os resultados contemplam cinco categorias finais na cocriação de valor a partir da experiência de internacionalização: motivação para buscar a internacionalização, benefícios além do diploma, experiência de admissão, experiência universitária e fatores para escolha da universidade. Os resultados corroboram a literatura do SDL aplicado ao serviço educacional, que argumentam que a experiência deve levar em conta diversos aspectos além dos serviços acadêmicos. Além disso, as universidades devem identificar e reduzir a distância entre os benefícios que a universidade pensa oferecer e o que os alunos esperam como benefícios da experiência educacional, a chamada ideology gap. No âmbito gerencial, ressalta-se a necessidade de tratar cada vez mais o aluno como ator crucial na cocriação de serviços educacionais e a necessidade de as universidades se integrarem cada vez mais com outros atores e instituições relevantes na construção do serviço de internacionalização para ampliar os benefícios percebidos pelos alunos.pt_BR
dc.description.resumoIn recent years, the need to internationalize higher education institutions has brought them closer to companies from other sectors concerning marketing strategies. Marketing literature applied to internationalization of universities focuses mainly on consumer behavior and relationship marketing, while student attraction strategies have yet to receive much attention. Another aspect of this field is the concentration of research in the global North: Europe and the Anglo-American context. In contrast, this study analyzed service marketing strategies to attract international students in Brazil and Russia. Based on Service-dominant logic and its five axioms, qualitative research was performed, with multiple case studies, evaluating the Brazilian Federal University of Minas Gerais (UFMG) and RUDN, a Russian university, to compare their approaches in co-creating educational and service experience to attract students from other countries. From the perspective of international students, findings include five final categories in co-creation of value from the internationalization experience: motivation to seek internationalization; benefits beyond the diploma; entry experience; university experience; and factors for choosing the university. The results corroborate SDL literature applied to educational service, which argues that the experience must consider several aspects beyond academic services. In addition, universities must identify and reduce the distance between what the universities see as benefits and what students expect to benefit from that educational experience, the so-called ideology gap. At managerial level, the most important implications are the increasing need to treat students as crucial actors in co-creating educational services and the need for universities to integrate more with other relevant actors and institutions in developing the internationalization service to expand the perceived benefits by students.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecthigh education marketingpt_BR
dc.subjectservice-dominant logicpt_BR
dc.subjectvalue co-creationpt_BR
dc.subjectBrazil-Russiapt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.titleUsing service-dominant logic to compare how two public universities co-create value with their international studentspt_BR
dc.title.alternativeUtilizando a lógica dominada por serviço para comparar como duas universidades públicas cocriam valor com seus estudantes internacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Master Thesis - Pedro Guimarães -vf.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.