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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilvana Nair Leitept_BR
dc.creatorOrlando Mário Soeiropt_BR
dc.creatorMareni Rocha Fariaspt_BR
dc.creatorFernanda Manzinipt_BR
dc.creatorJuliana Alvares Teodoropt_BR
dc.creatorAugusto Afonso Guerra Juniorpt_BR
dc.creatorEdiná Alves Costapt_BR
dc.creatorFrancisco de Assis Acurciopt_BR
dc.creatorIone Aquemi Guibupt_BR
dc.creatorKaren Sarmento Costapt_BR
dc.creatorMargô Gomes de Oliveira Karnikowskipt_BR
dc.date.accessioned2023-07-17T21:42:58Z-
dc.date.available2023-07-17T21:42:58Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume51pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage1spt_BR
dc.citation.epage11spt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/S1518-8787.2017051007120pt_BR
dc.identifier.issn1518-8787pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56535-
dc.description.abstractOBJETIVO: Caracterizar a infraestrutura das farmácias da atenção básica do Sistema Único de Saúde, visando condição para a humanização dos serviços ofertados. METODOS: Trata-se de estudo transversal, de abordagem quantitativa, a partir de dados obtidos da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos – Serviços, 2015. As informações de 1.175 farmácias/unidades de dispensação foram oriundas de observação direta e mensuração das instalações das unidades de dispensação realizadas por pesquisadores treinados e uso de formulário padronizado. As variáveis analisadas referem-se à estrutura física das farmácias ou unidades de dispensação de medicamentos das unidades de saúde amostradas. RESULTADOS: A área da farmácia foi superior a 14 m2 em 40,3% das unidades pesquisadas, com destaque para as regiões Centro-Oeste (56,9%) e Sudeste (56,2%) e Nordeste com apenas 26,3%. A sala de espera possuía cadeiras para os usuários (80,2%), em 31,8% a área de dispensação era inferior à 5m2 e em 46,2% foi superior a 10m2. Foram encontradas grades no guichê de atendimento, separando o atendente do usuário em 23,8% das unidades; havia acesso à internet em 44,1%. Na maioria das unidades, a área destinada ao armazenamento de medicamentos não possuía refrigerador ou geladeira para o seu armazenamento exclusivo e 13,7% apresentavam área para consulta farmacêutica. CONCLUSÕES: É necessária a estruturação da ambiência dos serviços de farmácia visando a humanização do atendimento e a melhoria das condições de trabalho aos profissionais. Isso propicia melhor qualificação do serviço de farmácia para além da entrega do medicamento. Os dados apresentados pela região Nordeste indicam condições menos favoráveis ao desenvolvimento de serviços de dispensação adequados. Com base no panorama apontado, sugere-se a ampliação dos incentivos para a estruturação física dos serviços farmacêuticos, levando em consideração as especificidades regionais.pt_BR
dc.description.resumoOBJECTIVE: To characterize the infrastructure of the primary health care pharmacies of the Brazilian Unified Health System, aiming at humanizing the offered services. METHODS: This is a cross-sectional study, of quantitative approach, from data obtained in the Pesquisa Nacional de Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos – Serviços, 2015 (PNAUM – National Survey on Access, Use and Promotion of Rational Use of Medicines – Services, 2015). Information on 1,175 pharmacies/dispensing units were gathered from direct observation and assessment of dispensing units installations conducted by trained researchers who used a standardized form. The analyzed variables refer to the physical structure of pharmacies or medicine dispensing units of the health units under research. RESULTS: The pharmacy area was greater than 14 m2 in 40.3% of the sampled units, highlighting those from Midwest (56.9%) and Southeast (56.2%) regions and those of Northeast, with only 23.3%. About 80.2% units had waiting rooms with chairs for patients, 31.8% of them had dispensing areas inferior to 5m2, while in 46.2% these areas were superior to 10m2. Bars were found in service counters in 23.8% of health units, thus separating the patient from the professional; 44.1% had internet access. In most units, the area of medicine storage had no refrigerator or freezer for their exclusive storage and 13.7% had a specific room for pharmaceutical consultation. CONCLUSION: Aiming at achieving care humanization and improving working conditions for professionals, the structuring of the environment of pharmacy services is necessary. This would contribute to the better qualification of pharmacy services, comprising more than medicine delivery. Data on the Northeast region indicated less favorable conditions to the development of adequate dispensing services. Based on the panorama pointed out, we suggest the expansion of stimulus concerning the physical structure of pharmaceutical services, considering regional specificities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAR - DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA SOCIALpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Saúde Públicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPharmaceutical Servicespt_BR
dc.subjectSupply & distributionpt_BR
dc.subjectInfrastructurept_BR
dc.subjectPrimary Health Carept_BR
dc.subjectHealth Services Researchpt_BR
dc.subjectUnified Health Systempt_BR
dc.subject.otherServiços farmaceuticospt_BR
dc.subject.otherInfraestruturapt_BR
dc.subject.otherCuidados Primários de Saúdept_BR
dc.subject.otherServiços de saúde - Pesquisapt_BR
dc.subject.otherSistema Único de Saúde (Brasil)pt_BR
dc.titleInfrastructure of pharmacies of the primary health care in the Brazilian Unified Health System: analysis of PNAUM-services datapt_BR
dc.title.alternativeInfraestrutura das farmácias da atenção básica no Sistema Único de Saúde: análise dos dados da PNAUM-Serviçospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/139755pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4492-9802pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4319-9318pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3047-4632pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0210-0721pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5256-0577pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5880-5261pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-4678-7838pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2218-6024pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5662-2058pt_BR
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