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dc.contributor.advisor1Débora Marques de Mirandapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7199755730477708pt_BR
dc.contributor.advisor2Leandro Fernandes Malloy Dinizpt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1906784092048967pt_BR
dc.contributor.referee1Marco Aurélio Romano-Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Breno Satler de Oliveira Dinizpt_BR
dc.creatorDanielle de Souza Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0108895429411114pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-17T15:20:34Z-
dc.date.available2023-08-17T15:20:34Z-
dc.date.issued2013-11-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57891-
dc.description.abstractAttention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is among the most common and valid psychiatric disorders. However, ADHD symptoms course remains unclear due to its very heterogeneous clinical presentation. Differences between ADHD behavioral dimensions (i.e., inattention and hyperactivity-impulsivity) may account for ADHD phenotypic heterogeneity and to understand how they are related at the behavioral level is of utmost importance. This study investigated 1) how mothers’ ADHD symptoms influence children’s inattentive and hyperactive-impulsive symptoms, and 2) how ADHD dimensions are related to intelligence and academic performance. First, we found that maternal hyperactive-impulsive symptoms were the main influence on the shared variance between children’s inattention and hyperactivity-impulsivity. Notwithstanding, some of the maternal symptoms’ influence on children’s hyperactivity-impulsivity was accounted for by children’s inattentive symptoms. Second, the results showed that ADHD inattention mediates the influence of general intelligence on academic performance. Even though hyperactivity-impulsivity was not related to intelligence, it was a moderator of inattentive symptoms’ impact on academic performance.pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) está entre os transtornos psiquiátricos mais frequentes e mais bem validados em neuropsiquiatria. Contudo, sua apresentação clínica é bastante heterogênea com marcada instabilidade no curso dos sintomas. Os aspectos peculiares às dimensões comportamentais do TDAH (desatenção e hiperatividade-impulsividade) estão intimamente relacionados à sua heterogeneidade fenotípica. Este estudo buscou investigar 1) se medidas simples de identificação do nível de sintomas nos pais teriam um poder preditivo na identificação dos sintomas em seus filhos e como isso ocorre no nível fenotípico; 2) como a capacidade cognitiva global (inteligência) influencia a associação entre os sintomas de TDAH e desempenho acadêmico. Verificou-se que os sintomas de TDAH maternos respondem por cerca de ¼ da variância dos sintomas de TDAH em seus filhos. Esta forte influência se dá de modo predominante pela dimensão hiperativo-impulsiva materna que parece ser responsável essencialmente pelos fatores fenotípicos compartilhados entre as dimensões desatenta e hiperativo-impulsiva dos estudantes. Adicionalmente, foi observado que a influência dos sintomas maternos sobre os sintomas de hiperatividade-impulsividade pode ser em alguma medida indireta, sendo primariamente exercida sobre os sintomas de desatenção e secundariamente sobre os de hiperatividade-impulsividade. Os sintomas de desatenção também foram centrais em relação ao desempenho escolar: maiores prejuízos cognitivos globais poderiam levar a um nível maior de desatenção o que, por sua vez, levaria a um pior desempenho acadêmico. Embora os sintomas de hiperatividade-impulsividade não tenham apresentado associação significativa com a inteligência geral, em alguns casos, quando presentes tornaram ainda mais intensa a relação entre os sintomas de desatenção com o desempenho escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Medicina Molecularpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção/Hiperatividadept_BR
dc.subjectComportamento Parentalpt_BR
dc.subjectDesatençãopt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectHiperatividade-impulsividadept_BR
dc.subjectInteligência Geralpt_BR
dc.subject.otherTranstorno do Deficit de Atenção com Hiperatividadept_BR
dc.subject.otherEscolaridadept_BR
dc.subject.otherHipercinesept_BR
dc.subject.otherInteligênciapt_BR
dc.subject.otherDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.subject.otherNeuropsiquiatriapt_BR
dc.subject.otherTranstornos do Comportamento Infantil/psicologiapt_BR
dc.subject.otherSintomas Comportamentaispt_BR
dc.subject.otherTranstornos de Aprendizagempt_BR
dc.titleDimensões comportamentais do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: influência parental e impacto no desempenho escolarpt_BR
dc.title.alternativeBehavioral dimensions of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder: parent’s ADHD behavior influence and children’s ADHD impact on academic performancept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0001-6883-5133pt_BR
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