Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58158
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alexandre de Pádua Carrieript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0555523196295968pt_BR
dc.contributor.referee1Rita de Cássia Lucena Vellosopt_BR
dc.contributor.referee2Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee3Ana Paula Rodrigues Dinizpt_BR
dc.creatorJoão Henrique Machado Delgadopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6547776910798877pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-23T19:51:13Z-
dc.date.available2023-08-23T19:51:13Z-
dc.date.issued2023-05-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58158-
dc.description.abstractThis research aims analyzing the disputes over the recognition and politicization of life based on the everyday of people who perform drag queens in Belo Horizonte. Through queer theory, we seek to reframe the notion of failure, which is understood as a shortcoming intended to be repaired. Here, the body which fails to perform heterosexuality and normative ideas of masculinity is core to the theorizing process that engages with the politicization of everyday life. Through the critique of everyday life, we seek a theoretical-methodological apparatus that offers a comprehensive view of the relationship between present, past and future possibilities. Based on the lefebvrian notion of ways of life, identities open up to broader processes that affect life as a whole. With that, being/performing a drag queen cannot be understood as a practice with a beginning (getting into drag), middle (performing on stage) and end (gettint out of drag), but as a political position towards life. Based on eight semi-structured interviews with drag queens who started to do drag from 2009 onwards, and on direct observations made in the fieldwork, we explore the contours of the local drag scene in Belo Horizonte and the disputes over recognition. The analyzes were informed by a combination between the lefebvrian perspective on everyday life and a proposal of queer analytics. The main findings relate to three categories of analysis, which were created based upon the interviewees' narratives: 1) the notions of normativity and drag professionalization, which create more valued drag styles according to market logic; 2) the tension between the visibility of the drag body and violence against dissident bodies; and 3) the notion of drag ways of life, which understands the drag experience as a way of politically positioning oneself and which is not limited to the period they are in full-drag. In this sense, the drag queen emerges as a political subject that disputes the local scene and creates possibilities for a future beyond heteronormativity.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo geral analisar as disputas em torno do reconhecimento e da politização da vida a partir do cotidiano de pessoas que performam drag queens em Belo Horizonte. Por meio da teoria queer, busca-se ressignificar a noção de falha, que é compreendida como um defeito que se pretende reparado. Aqui, o corpo que falha em performar a heterossexualidade e ideias normativos de masculinidade é tido como cerne do processo de teorização que se compromete com a politização do cotidiano. Por meio da crítica da vida cotidiana, busca-se um aparato teórico-metodológico que ofereça uma visão abrangente sobre a relação entre presente, passado e possibilidades de futuro. A partir de noção lefebvriana de modos de vida, as identidades se abrem para processos mais amplos e que afetam a vida como um todo. Com isso, ser/estar/performar drag queen não pode ser compreendido como uma prática com início (montar-se), meio (performar no palco) e fim (desmontar-se), mas como um posicionamento político diante da vida. Com base em oito entrevistas semi-estruturadas com drag queens que começaram a se montar a partir de 2009 e em observações diretas feitas no trabalho de campo, investiga-se os contornos da cena local drag de Belo Horizonte e as disputas em torno do reconhecimento. As análises foram informadas por uma combinação entre a perspectiva lefebvriana sobre a vida cotidiana e uma proposta de analítica queer. Os principais achados dizem respeito à três categorias de análise, que foram criadas com base nas narrativas das entrevistadas: 1) as noções de normatividade e profissionalização drag, que criam estilos drag mais valorizados segundo a lógica de mercado; 2) a tensão entre a visibilidade do corpo drag e a violência contra corpos dissidentes; e 3) a noção de modos de vida drag, que compreende a vivência drag como uma forma de posicionar-se politicamente e que não se limita ao período da montação. Nesse sentido, a drag queen emerge como sujeita política que disputa a cena local e cria possibilidades de um futuro para além da heteronormatividade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDrag queenpt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectModos de vidapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subject.otherIdentidade de gênerospt_BR
dc.subject.otherPessoas LGBTQ+pt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleCorpos que fal(h)am: reconhecimento e politização da vida sob a perspectiva cotidiana de drag queens de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0003-4354-1694pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - VERSÃO REPOSITÓRIO.pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.