Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/59141
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaria de Fátima Cardoso Gomespt_BR
dc.creatorVanessa Ferraz Almeida Nevespt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T19:24:14Z-
dc.date.available2023-10-04T19:24:14Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume37pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/0102-469826560pt_BR
dc.identifier.issn1982-6621pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59141-
dc.description.abstractThis article aims to discuss the theoretical and methodological discussion of the cultural development of infants and young children through the method of Unit of Analysis from the point of view of Cultural-Historical Theory in dialogue with Ethnography in Education. This dialogue, in which one approach interrogates and extends the other, has enabled the construction of a synthesis of interpretation of the classrooms as an indivisible totality - the unit of analysis [affect/socially situated cognition/cultures/languages in use] (ACCL). We start from the assumption that affections are the essence of the human, that from them derives our cognition, our capacity to know what is produced as cultures, by semiotic mediation, by languages in use, in social situations of development. It is fundamental to say that these concepts act dialectically, opposing each other and, at the same time, constituting each other. Only on the basis of a dialectical logic that admits internal contradictions between objectification and individual appropriation of cultures could this unit of analysis be thought out and put into practice in our research. Thus, our focus is on understanding what affects babies and young children in the sense of creating something new in their development, considering that the language of the human person is not only constituted in orality, but also in other manifestations, such as gestures, facial expressions, body movements, among others. Thus, babies and small children have bodies that speak, feel, think, and play, producing meanings for the world.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tece uma discussão teórico-metodológica acerca da compreensão do desenvolvimento cultural de bebês e crianças pequenas por meio do Método da Unidade de Análise do ponto de vista da Teoria Histórico-cultural em diálogo com a Etnografia em Educação. Este diálogo, em que uma abordagem interroga e amplia a outra, possibilitou a construção de uma síntese de interpretação das salas de atividades como uma totalidade indivisível - a unidade de análise [afeto/cognição social situada/culturas/linguagens em uso] (ACCL). Partimos do pressuposto de que os afetos são a essência do humano, que deles deriva nossa cognição, nossa capacidade de conhecer o que se produz como culturas, pela mediação semiótica, pelas linguagens em uso, em situações sociais de desenvolvimento. É fundamental dizer que esses conceitos atuam dialeticamente, uns se opondo aos outros e, ao mesmo tempo, constituindo uns aos outros. Somente com base em uma lógica dialética que admite contradições internas entre a objetivação e a apropriação individual das culturas é que essa unidade de análise pôde ser pensada e colocada em prática em nossas pesquisas. Dessa forma, nosso foco está em compreender o que afeta os bebês e as crianças pequenas no sentido de se criar algo novo em seu desenvolvimento, considerando que a linguagem da pessoa humana não se constitui apenas na oralidade, mas também em outras manifestações, como nos gestos, nas expressões faciais, na movimentação corporal, dentre outros. Assim, bebês e crianças pequenas possuem corpos que falam, que sentem, que pensam, que brincam produzindo sentidos para o mundo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em Revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUnidade de análisept_BR
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subjectEtnografia em educaçãopt_BR
dc.subjectCognição social situadapt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subject.otherAntropologia culturalpt_BR
dc.subject.otherCognição socialpt_BR
dc.subject.otherAfetopt_BR
dc.titleAfeto/cognição social situada/culturas/linguagens em uso (ACCL) como unidade de análise do desenvolvimento humanopt_BR
dc.title.alternativeAffect/ socially situated cognition/cultures/languages in use (ACCL) as a unit of analysis of human developmentpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/edur/a/HfcJtCqhmMXwknxMLhVsCtL/?lang=ptpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6881-3193pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4094-3639pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Afeto_cognição social situada_culturas_linguagens em uso (accl) como unidade de análise do desenvolvimento humano .pdf332.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.