Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/59144
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Continuando o debate sobre cuidado e educação de crianças nos primeiros anos de vida |
Other Titles: | Continuing the debate on care and education of children in the first years of life |
Authors: | Katia de Souza Amorim Angela Maria Rabelo Barreto Maria de Fátima Cardoso Gomes Alice de Paiva Macário Vanessa Ferraz Almeida Neves Zilma de Moraes Ramos de Oliveira Maria Clotilde Rossetti-Ferreira |
Abstract: | Neste artigo, analisam-se pressupostos, argumentos e consequências de pontos de vista divergentes sobre o cuidado e educação das crianças até os três anos de idade em creches. São problematizadas as posições de Tunes e Prestes (2019) desfavoráveis à educação dessas crianças em instituições sociais, visão que buscam fundamentar nas ideias e conceitos da psicologia histórico-cultural de Vigotski. Aqui se propõe a tratar dos conflitos e confrontos em relação à maternidade, ao trabalho feminino e à educação das crianças pequenas, no contexto social contemporâneo; a comentar estudos sobre interações de bebês com mães, outros adultos e pares; a discutir diferentes compreensões sobre os conceitos de Vigotski, argumentando-se a favor do compartilhamento do cuidado e educação da criança pelas famílias e instituições de Educação Infantil de qualidade, em razão das possibilidades de desenvolvimento que oferecem às crianças e pelo papel que ocupam na diminuição das desigualdades educacionais, sociais, bem como raciais e de gênero. |
Abstract: | The presumptions, arguments and consequences of diverse approaches on care and education for under three years old in daycare are analyzed in this paper. The positions of Tunes and Prestes against the education of those children in social institutions, based on ideas and concepts of Vigotski historical-cultural psychology are discussed. The conflicts involving maternity, women labor and early child education in the present social context are analyzed, considering various studies about the interactions of infants and toddlers with mother, with other adults and peers and discussing diverse understandings about Vigotski’s concepts. The possibility of sharing the care and education of young children between family and high quality Early Child Education Institutions is proposed, considering the developmental possibilities for the children and the role it can play in decreasing the educational, social, as well as racial and gender inequalities. |
Subject: | Educação Infantil Creches Cuidado da criança |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.4025/tpe.v23i1.49985 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59144 |
Issue Date: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/49985 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Teoria e Prática da Educação |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Continuando o debate sobre cuidado e educação de crianças nos primeiros anos de vida .pdf | 182.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.