Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/59144
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Continuando o debate sobre cuidado e educação de crianças nos primeiros anos de vida
Título(s) alternativo(s): Continuing the debate on care and education of children in the first years of life
Autor(es): Katia de Souza Amorim
Angela Maria Rabelo Barreto
Maria de Fátima Cardoso Gomes
Alice de Paiva Macário
Vanessa Ferraz Almeida Neves
Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
Maria Clotilde Rossetti-Ferreira
Resumen: Neste artigo, analisam-se pressupostos, argumentos e consequências de pontos de vista divergentes sobre o cuidado e educação das crianças até os três anos de idade em creches. São problematizadas as posições de Tunes e Prestes (2019) desfavoráveis à educação dessas crianças em instituições sociais, visão que buscam fundamentar nas ideias e conceitos da psicologia histórico-cultural de Vigotski. Aqui se propõe a tratar dos conflitos e confrontos em relação à maternidade, ao trabalho feminino e à educação das crianças pequenas, no contexto social contemporâneo; a comentar estudos sobre interações de bebês com mães, outros adultos e pares; a discutir diferentes compreensões sobre os conceitos de Vigotski, argumentando-se a favor do compartilhamento do cuidado e educação da criança pelas famílias e instituições de Educação Infantil de qualidade, em razão das possibilidades de desenvolvimento que oferecem às crianças e pelo papel que ocupam na diminuição das desigualdades educacionais, sociais, bem como raciais e de gênero.
Abstract: The presumptions, arguments and consequences of diverse approaches on care and education for under three years old in daycare are analyzed in this paper. The positions of Tunes and Prestes against the education of those children in social institutions, based on ideas and concepts of Vigotski historical-cultural psychology are discussed. The conflicts involving maternity, women labor and early child education in the present social context are analyzed, considering various studies about the interactions of infants and toddlers with mother, with other adults and peers and discussing diverse understandings about Vigotski’s concepts. The possibility of sharing the care and education of young children between family and high quality Early Child Education Institutions is proposed, considering the developmental possibilities for the children and the role it can play in decreasing the educational, social, as well as racial and gender inequalities.
Asunto: Educação Infantil
Creches
Cuidado da criança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v23i1.49985
URI: http://hdl.handle.net/1843/59144
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/49985
metadata.dc.relation.ispartof: Teoria e Prática da Educação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Continuando o debate sobre cuidado e educação de crianças nos primeiros anos de vida .pdf182.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.