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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ana Flávia Moreira Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4259779113670074pt_BR
dc.contributor.referee1Cláudia Murapt_BR
dc.contributor.referee2Aderval Costa Filhopt_BR
dc.creatorAmanda Jardim da Silva Rezendept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5602782364740491pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-31T13:57:34Z-
dc.date.available2023-10-31T13:57:34Z-
dc.date.issued2022-08-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60324-
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado com integrantes de uma família extensa do povo indígena Xakriabá, localizada na aldeia Barreiro Preto, situada na Terra Indígena Xakriabá, macrorregião norte mineira. Tem como proposta apresentar formas de ser xakriabá através de memórias que retomam relações de parentesco, o estar no território e práticas rituais. A contribuição desta etnografia se dá na compreensão dessas formas não como traduções a partir da fronteira étnica, mas como expressões que destacam a família como unidade sociológica. Parte do investimento etnográfico consistiu em recuperar a trajetória de familiares chegantes a partir de uma abordagem genealógica e biográfica. No caso em análise, esses chegantes, também notados como retirantes, teriam partido da região de Brejo do Amparo (atual município de Januária) e se estabelecido no Terreno dos Caboclos em um contexto de recente promulgação da Lei de Terras (1850). Durante o início do século XX, teriam procurado formas de permanecer no território através de alianças matrimoniais, compadrios/ comadrios e do trabalho na terra. Trouxeram consigo conhecimentos que recuperam experiências anteriores ao fluxo migratório, como a da leitura e escrita e da devoção ao catolicismo. Essas práticas foram ressignificadas, são performadas e transmitidas por seus descendentes, especialmente através das rezas e do Reis, sendo entendidas como herança dos finados. Trazem à cena complexidades que expandem os rituais em si, já que atualizam as relações de parentesco iniciadas pelos chegantes, entre outros aspectos. O destaque dado às memórias individuais ressalta a agência não como um reflexo da deflagração de um processo identitário, de escolhas políticas pelos diacríticos étnicos, e sim como compartilhamento de valores morais construídos dentro de circuitos rituais interfamiliares.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectXakriabápt_BR
dc.subjectTrajetória familiarpt_BR
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.subjectFluxos migratóriospt_BR
dc.subjectPráticas rituaispt_BR
dc.subject.otherAntropologia - Tesespt_BR
dc.subject.otherÍndios xakriabá - Tesespt_BR
dc.titleFluxos migratórios, práticas rituais e tradição de conhecimento : uma biografia familiar xakriabápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7394-115Xpt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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