Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/60522
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarlon Bruno Nunes Ribeiropt_BR
dc.creatorPatrícia Cotta Mancinipt_BR
dc.creatorMaria Aparecida Camargos Bicalhopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-06T20:41:41Z-
dc.date.available2023-11-06T20:41:41Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume34pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i2e55278pt_BR
dc.identifier.issn0102-762xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60522-
dc.description.abstractIntroduction: The literature reports an association between imbalance and cognitive impairment. However, it is not yet clear which cognitive skills are involved with the vestibular system. Objective:To evaluate which cognitive skills are involved in vestibular assessment and rehabilitation in young and older adults. Research strategy: This is an integrative review of the literature, conducted between July and October 2020. The articles were selected through search in the main health databases – MEDLINE via PubMed, LILACS via Regional Portal of VHL, Cochrane, Scopus, Web of Science, and CINAHL, accessed via Portal CAPES, using the following descriptors “Cognition” OR “Cognitive Dysfunction” AND “Vestibular Function Tests” AND “Vertigo” AND “Vestibular Rehabilitation”, and their equivalent terms in Portuguese and Spanish. Selection criteria: Articles published until 2020, investigating cognition with vestibular assessment or traditional and/or technology rehabilitation in subjects aged 18 years or older were included. Articles not available in full text or that used other types of treatment were excluded. Results: 16 out of the 6,965 articles initially retrieved met the inclusion criteria and were included in this review; 12 of them are cross-sectional, and four longitudinal studies. Conclusion: There was a relationship between uni- and bilateral vestibular dysfunction and working memory, executive functions, spatial navigation, and attention. The studies that conducted vestibular rehabilitation found improved overall cognitive skills, visuospatial capacity, attention, executive functions, spatial working memory, increased vestibulo-ocular reflex, postural control gains, and diminished psychological suffering.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: a literatura relata a associação entre o desequilíbrio e o comprometimento cogntivo, porém não é clara sobre quais habilidades cognitivas estão envolvidas com o sistema vestibular. Objetivo: avaliar quais habilidades cognitivas então envolvidas na avaliação e reabilitação vestibular em indivíduos jovens adultos e idosos. Estratégia de pesquisa: trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada entre julho e outubro de 2020, os artigos foram selecionados por meio das principais bases de dados da saúde MEDLINE via PubMed, LILACS via Portal Regional da BVS; Cochrane, Scopus, Web of Science, e CINAHL acesso via Portal CAPES, utilizando os descritores “Cognition” OR “Cognitive Dysfunction” AND “Vestibular Function Tests” AND “Vertigo” AND “Vestibular Rehabilitation” e seus correlatos em português e espanhol. Critérios de seleção: Foram incluídos artigos publicados até 2020 que investigaram a cognição com avaliação e reabilitação vestibular (tradicional e/ou com tecnologias) em indivíduos acima de 18 anos. Foram excluídos artigos que não possuíam texto completo disponível ou que utilizaram outra forma de tratamento. Resultados: dos 6965 artigos resultantes da busca inicial, 16 foram incluídos na presente revisão por satisfazerem os critérios de inclusão. Destes, 12 são estudos transversais, e quatro, estudos longitudinais. Conclusão: observou-se relação entre disfunção vestibular uni e bilateral com a memória de trabalho, funções executivas, navegação espacial e atenção. Nos estudos que realizaram a reabilitação vestibular encontrou-se melhora das habilidades cognitivas em geral, capacidade visuoespacial, atenção, funções executivas, memória de trabalho espacial, aumento do ganho do reflexo vestíbulo-ocular, do controle postural e uma diminuição do sofrimento psicológico.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofDistúrbios da comunicaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectDisfunção cognitivapt_BR
dc.subjectTestes de função vestibularpt_BR
dc.subjectVertigempt_BR
dc.subjectReabilitaçãopt_BR
dc.subject.otherCogniçãopt_BR
dc.subject.otherDisfunção cognitivapt_BR
dc.subject.otherTestes de função vestibularpt_BR
dc.subject.otherVertigempt_BR
dc.subject.otherReabilitaçãopt_BR
dc.titleHabilidades cognitivas envolvidas na avaliação e reabilitação vestibularpt_BR
dc.title.alternativeCognitive skills involved in vestibular assessment and rehabilitation: an integrative reviewpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/55278pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3519-5771pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6535-1413pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6298-9377pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Habilidades cognitivas envolvidas na avaliação e reabilitação vestibular_ revisão integrativa.pdf325.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.