Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60524
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaria do Carmo Barros de Melopt_BR
dc.creatorPriscila Menezes Ferript_BR
dc.creatorMônica Maria de Almeida Vasconcelospt_BR
dc.creatorZilma Silveira Nogueira Reispt_BR
dc.creatorSolange Cervinho Bicalho Godoypt_BR
dc.creatorVitoria Andrade Palmeirapt_BR
dc.creatorGabriel Rochapt_BR
dc.creatorRosália Morais Torrespt_BR
dc.creatorUnaí Tupinambáspt_BR
dc.date.accessioned2023-11-06T20:42:45Z-
dc.date.available2023-11-06T20:42:45Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume11pt_BR
dc.identifier.doi10.4103/jehp.jehp_1303_21pt_BR
dc.identifier.issn2277-9531pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60524-
dc.description.abstractFUNDAMENTO: Educadores e auxiliares de saúde podem atuar como atores-chave no controle da pandemia. Em geral, são respeitados pela comunidade, principalmente nas zonas rurais, e podem ajudar a orientar e conscientizar a população sobre medidas preventivas. O objetivo deste artigo é avaliar os resultados no progresso do conhecimento de um curso a distância oferecido a educadores e auxiliares de saúde por uma universidade pública e analisar o perfil e a satisfação dos participantes. MATERIAIS E MÉTODOS: Um estudo pré e pós-teste de grupo único baseado em um questionário, de intervenção, foi realizado no período de 20 de abril a 20 de junho. Todos os participantes do curso responderam questionário sociodemográfico e de satisfação e pré e pós-teste. Os dados foram dispostos de forma descritiva e quanto à distribuição e comparação de médias e frequências, teste t pareado para comparações entre grupos. P < 0,05 foi estatisticamente significativo. Os dados foram coletados na plataforma de ensino Moodle®, sem identificação dos participantes. RESULTADOS: Foram matriculados 674 participantes nas cinco turmas e 583 concluíram o curso (86,5%). Os motivos de quem não acessou o curso inteiro (n = 47) foram: falta de tempo, dificuldade de acesso à internet e falta de experiência com cursos a distância. Na avaliação da plataforma do curso, dos tutores em geral e do grau de satisfação em diversas questões, os participantes deram notas máximas. A comparação entre os escores de pré e pós-proficiência mostrou aumento de proficiência dos grupos matriculados (P < 0,0001). CONCLUSÕES: O curso contribuiu para a formação de auxiliares e educadores em saúde, preparando-os para atuar de forma participativa na prevenção e controle da pandemia. O curso foi bem avaliado e houve progressão de conhecimento por parte dos participantes.pt_BR
dc.description.resumoBACKGROUND: Educators and health assistants can act as key players in controlling the pandemic. In general, they are respected by the community, especially in rural areas, and can help guide and raise the population's awareness of preventive measures. The objective of this paper is to evaluate the results in knowledge progress of an e-learning course offered to educators and health assistants by a public university and to analyze the profile and satisfaction of the participants. MATERIALS AND METHODS: A single group pre- and post-test design based on a questionnaire, interventional, study was conducted in the period from April 20th to June 20th. All participants of the course answered sociodemographic and satisfaction questionnaire and a pre- and post-test. Data were descriptively arranged and regarding the distribution and comparison of means and frequency, paired t-test for group comparisons. P < 0.05 was statistically significant. Data were collected from the Moodle® teaching platform, without identifying the participants. RESULTS: A total of 674 participants were enrolled in the five groups, and 583 concluded the course (86.5%). The reasons for those who did not access the entire course (n = 47) were: Lack of time, difficulty in accessing the internet, and lack of experience with distance learning courses. On the evaluation of the course platform, from the tutors in general and the degree of satisfaction in several questions, participants marked maximum grades. The comparison between pre- and post-proficiency scores showed increased proficiency of the enrolled groups (P < 0.0001). CONCLUSIONS: The course contributed to the training of health assistants and educators, preparing them to act in a participatory way in the prevention and control of the pandemic. The course was well evaluated and there was a progression of knowledge by the participants.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICApt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICApt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA OBSTETRÍCIApt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofJournal of education and health promotionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoronaviruspt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectE-learningpt_BR
dc.subjectPandemicspt_BR
dc.subjectPublic healthpt_BR
dc.subject.otherCOVID-19pt_BR
dc.subject.otherEducação a distânciapt_BR
dc.subject.otherPandemiaspt_BR
dc.subject.otherSaúde públicapt_BR
dc.titleCOVID-19: distance learning to empower educators and health assistants in rural areaspt_BR
dc.title.alternativeCOVID-19: ensino à distância para capacitar educadores e auxiliares de saúde em áreas ruraispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.jehp.net//article.asp?issn=2277-9531;year=2022;volume=11;issue=1;spage=183;epage=183;aulast=dept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9755-0364pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4577-9877pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6374-9295pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6833-3870pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.