Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/60629
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fábio Augusto Rodrigues e Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6716025029694166pt_BR
dc.contributor.referee1Marina de Lima Tavarespt_BR
dc.contributor.referee2Aline Andréia Nicollipt_BR
dc.creatorKarla Cristina Pires Hastenreiterpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3860257309537668pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-08T10:35:45Z-
dc.date.available2023-11-08T10:35:45Z-
dc.date.issued2022-03-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60629-
dc.description.resumoO ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental se apresenta como um grande desafio para muitas professoras. Nessa etapa escolar, geralmente é dada a prioridade ao ensino de Língua Portuguesa e Matemática que são subsidiados por um vasto material que pode ser encontrado com certa facilidade. Apesar de também ser importante, a educação científica acaba muitas vezes sendo pouco trabalhada nessa etapa escolar, sendo postergada aos anos finais dessa etapa da Educação Básica. Com isso em vista, esta pesquisa busca apresentar uma proposta de intervenção educacional para ser trabalhada nos primeiros anos do ensino fundamental por meio de um caderno de atividades, partindo do letramento literário/letramento científico e de temas voltados à conservação ambiental. Para isso, escolhemos uma obra da literatura infantil do cientista-escritor ou escritor-cientista Angelo Machado, a qual aborda o cerrado brasileiro, sua fauna e flora, numa perspectiva ambiental conservacionista. Essa obra serviu de inspiração para a criação de uma série de atividades que propiciam a aprendizagem científica e de elementos relacionados à educação ambiental de maneira lúdica e interdisciplinar em aulas de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, este trabalho apresenta um caderno didático que poderá ser modificado, alterado e adequado às necessidades de planejamento das professoras, podendo ser usado como sequência didática, sequência de atividades ou oficinas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectAngelo Machadopt_BR
dc.titleChapeuzinho vermelho e o Lobo-Guará: uma proposta de ensino de ciências para os anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttp:/orcid.org/0000-0003-1245-2648pt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Karla Cristina Pires Hastenreiter-3.pdfKarla Cristina Pires Hastenreiter2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons