Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/60629
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fábio Augusto Rodrigues e Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6716025029694166 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marina de Lima Tavares | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Aline Andréia Nicolli | pt_BR |
dc.creator | Karla Cristina Pires Hastenreiter | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3860257309537668 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-08T10:35:45Z | - |
dc.date.available | 2023-11-08T10:35:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-24 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/60629 | - |
dc.description.resumo | O ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental se apresenta como um grande desafio para muitas professoras. Nessa etapa escolar, geralmente é dada a prioridade ao ensino de Língua Portuguesa e Matemática que são subsidiados por um vasto material que pode ser encontrado com certa facilidade. Apesar de também ser importante, a educação científica acaba muitas vezes sendo pouco trabalhada nessa etapa escolar, sendo postergada aos anos finais dessa etapa da Educação Básica. Com isso em vista, esta pesquisa busca apresentar uma proposta de intervenção educacional para ser trabalhada nos primeiros anos do ensino fundamental por meio de um caderno de atividades, partindo do letramento literário/letramento científico e de temas voltados à conservação ambiental. Para isso, escolhemos uma obra da literatura infantil do cientista-escritor ou escritor-cientista Angelo Machado, a qual aborda o cerrado brasileiro, sua fauna e flora, numa perspectiva ambiental conservacionista. Essa obra serviu de inspiração para a criação de uma série de atividades que propiciam a aprendizagem científica e de elementos relacionados à educação ambiental de maneira lúdica e interdisciplinar em aulas de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, este trabalho apresenta um caderno didático que poderá ser modificado, alterado e adequado às necessidades de planejamento das professoras, podendo ser usado como sequência didática, sequência de atividades ou oficinas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Angelo Machado | pt_BR |
dc.title | Chapeuzinho vermelho e o Lobo-Guará: uma proposta de ensino de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http:/orcid.org/0000-0003-1245-2648 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Karla Cristina Pires Hastenreiter-3.pdf | Karla Cristina Pires Hastenreiter | 2.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons