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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRose Elizabeth Cabral Barbosapt_BR
dc.creatorAmanda Steffane Gomes de Jesuspt_BR
dc.creatorDaniela Nogueira Fonseca Costapt_BR
dc.creatorElke Oliveira Santospt_BR
dc.creatorNatália Costa Soarespt_BR
dc.creatorYessa Nathany Oliveira Netto de Jesuspt_BR
dc.creatorGiovanni Campos Fonsecapt_BR
dc.creatorAda Ávila Assunçãopt_BR
dc.creatorDesirée Sant'Ana Haikalpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-28T15:26:06Z-
dc.date.available2023-11-28T15:26:06Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume39pt_BR
dc.citation.spagee0226pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20947/S0102-3098a0226pt_BR
dc.identifier.issn1980-5519pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61448-
dc.description.abstractThe objective was to analyze differences in living and health conditions of teachers who are the main providers for their household compared to co-providers during the COVID-19 pandemic. The cross-sectional study was carried out in 2020, through an online form sent to teachers of public schools in the state of Minas Gerais, Brazil. The dependent variable was whether or not they were their family’s main provider (main provider vs. co-provider) and independent variables were grouped into sociodemographic, occupational, health status and behaviors. Only women’s data were analyzed and logistic regression was estimated. Among the 12,817 participating female schoolteachers, 47.2% declared to be the main providers. In this subgroup, there was a predominance of older women, who lived without a partner, with children and, in general, these teachers presented worse socioeconomic conditions, greater accumulation of work and less healthy behaviors. The results of the present study allow to identify disadvantages in living and health conditions of female schoolteachers who are the main financial providers of their families compared to co-providers.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo busca analisar diferenças nas condições de vida e saúde das professoras principais provedoras do domicílio em comparação às coprovedoras, durante a pandemia de Covid-19. Trata-se de estudo transversal realizado em 2020, por meio de formulário on-line enviado aos professores da rede estadual de Minas Gerais. A variável dependente foi ser ou não a principal provedora da família (principal provedora vs. coprovedora) e as independentes foram agrupadas em sociodemográficas, ocupacionais, situação de saúde e comportamentos. Analisaram-se dados somente das mulheres e estimou-se a regressão logística. Entre as 12.817 professoras participantes, 47,2% declararam-se principais provedoras. Dentre elas, observou-se predomínio de mulheres mais velhas, que viviam sem companheiro(a), com filhos(as) e, no geral, apresentavam características que retrataram pior condição socioeconômica, maior acúmulo de trabalho e comportamentos menos saudáveis. Os resultados permitiram identificar desvantagens nas condições de vida e saúde das professoras principais provedoras financeiras de suas famílias em comparação às coprovedoras.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIASpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIALpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Estudos de População-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres trabalhadoraspt_BR
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subject.otherMulheres - Empregopt_BR
dc.subject.otherProfessoraspt_BR
dc.subject.otherEducação básicapt_BR
dc.subject.otherCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.titleCondições de vida e saúde de professoras da educação básica pública de Minas Gerais provedoras financeiras de suas famílias durante a pandemia de Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeLiving and health conditions of public basic education teachers, economic providers for their families during the Covid-19 pandemic, in Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeCondiciones de vida y salud de los docentes de educación básica pública en Minas Gerais, proveedores económicos de sus familias durante la pandemia de COVID-19pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/rbepop/a/nTWh5yJrBgHXWDQk5vvyd5B/#pt_BR
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