Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/62268
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Marcus Alessandro Dealcantara | pt_BR |
dc.creator | Adriane Mesquita de Medeiros | pt_BR |
dc.creator | Rafael Moreira Claro | pt_BR |
dc.creator | Marcel de Toledo Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-02T14:34:39Z | - |
dc.date.available | 2024-01-02T14:34:39Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.volume | 35 | pt_BR |
dc.citation.issue | Suppl 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 13 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.1590/0102-311x00179617 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 16784464 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/62268 | - |
dc.description.resumo | O objetivo desse estudo foi analisar a relação entre saúde, características do trabalho, educação e competências sobre a capacidade para o trabalho de professores da Educação Básica no Brasil. Trata-se de um estudo transversal, de base populacional, segundo dados da Pesquisa Nacional sobre Saúde, Condições de Trabalho e Faltas dos Professores nas Escolas da Educação Básica (Estudo Educatel). Uma amostra probabilística composta por 6.510 professores respondeu a um questionário telefônico (2015) contendo informações sociodemográficas, estado de saúde, educação e competências, características do trabalho e absenteísmo. A modelagem de equações estruturais (MEE) foi usada como técnica multivariada e os coeficientes padronizados (CP) foram calculados para analisar os efeitos diretos e indiretos entre os desfechos. O estado de saúde apresentou um efeito direto sobre a capacidade para o trabalho (CP = -0,83, p < 0,01). As características do trabalho interferiram diretamente no estado de saúde (CP = 0,60, p < 0,01) e capacidade para o trabalho (CP = -0,25, p < 0,05), com destaque para ruído no trabalho e indisciplina dos alunos; o efeito total (soma dos efeitos direto e indireto) das características do trabalho sobre a capacidade para o trabalho foi igual a -0,75 (p < 0,01). Este estudo concluiu que as relações entre estado de saúde e características do trabalho dos professores da Educação Básica são complexas e afetam negativamente a capacidade para o trabalho. Potenciais ações de promoção e manutenção da capacidade para o trabalho devem considerar as exigências psicossociais da atividade docente e medidas para controlar a ordem e a disciplina na sala de aula. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Audiology - Communication Research | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Absenteísmo | pt_BR |
dc.subject | Satisfação no Emprego | pt_BR |
dc.subject | Condições de Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da Capacidade de Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Professores Escolares | pt_BR |
dc.subject.other | Absenteísmo | pt_BR |
dc.subject.other | Satisfação no Emprego | pt_BR |
dc.subject.other | Condições de Trabalho | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação da Capacidade de Trabalho | pt_BR |
dc.subject.other | Professores Escolares | pt_BR |
dc.title | Determinantes de capacidade para o trabalho no cenário da educação básica do brasil: estudo educatel, 2016 | pt_BR |
dc.title.alternative | Determinants of teachers’ work ability in basic education in Brazil: Educatel Study, 2016 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://doi.org/10.1590/0102-311X00179617 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desvantagem vocal em cantores populares pdfa.pdf | 235.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.