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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarcus Alessandro Dealcantarapt_BR
dc.creatorAdriane Mesquita de Medeirospt_BR
dc.creatorRafael Moreira Claropt_BR
dc.creatorMarcel de Toledo Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-02T14:34:39Z-
dc.date.available2024-01-02T14:34:39Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume35pt_BR
dc.citation.issueSuppl 1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage13pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/0102-311x00179617pt_BR
dc.identifier.issn16784464pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62268-
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi analisar a relação entre saúde, características do trabalho, educação e competências sobre a capacidade para o trabalho de professores da Educação Básica no Brasil. Trata-se de um estudo transversal, de base populacional, segundo dados da Pesquisa Nacional sobre Saúde, Condições de Trabalho e Faltas dos Professores nas Escolas da Educação Básica (Estudo Educatel). Uma amostra probabilística composta por 6.510 professores respondeu a um questionário telefônico (2015) contendo informações sociodemográficas, estado de saúde, educação e competências, características do trabalho e absenteísmo. A modelagem de equações estruturais (MEE) foi usada como técnica multivariada e os coeficientes padronizados (CP) foram calculados para analisar os efeitos diretos e indiretos entre os desfechos. O estado de saúde apresentou um efeito direto sobre a capacidade para o trabalho (CP = -0,83, p < 0,01). As características do trabalho interferiram diretamente no estado de saúde (CP = 0,60, p < 0,01) e capacidade para o trabalho (CP = -0,25, p < 0,05), com destaque para ruído no trabalho e indisciplina dos alunos; o efeito total (soma dos efeitos direto e indireto) das características do trabalho sobre a capacidade para o trabalho foi igual a -0,75 (p < 0,01). Este estudo concluiu que as relações entre estado de saúde e características do trabalho dos professores da Educação Básica são complexas e afetam negativamente a capacidade para o trabalho. Potenciais ações de promoção e manutenção da capacidade para o trabalho devem considerar as exigências psicossociais da atividade docente e medidas para controlar a ordem e a disciplina na sala de aula.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofAudiology - Communication Research-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbsenteísmopt_BR
dc.subjectSatisfação no Empregopt_BR
dc.subjectCondições de Trabalhopt_BR
dc.subjectAvaliação da Capacidade de Trabalhopt_BR
dc.subjectProfessores Escolarespt_BR
dc.subject.otherAbsenteísmopt_BR
dc.subject.otherSatisfação no Empregopt_BR
dc.subject.otherCondições de Trabalhopt_BR
dc.subject.otherAvaliação da Capacidade de Trabalhopt_BR
dc.subject.otherProfessores Escolarespt_BR
dc.titleDeterminantes de capacidade para o trabalho no cenário da educação básica do brasil: estudo educatel, 2016pt_BR
dc.title.alternativeDeterminants of teachers’ work ability in basic education in Brazil: Educatel Study, 2016pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://doi.org/10.1590/0102-311X00179617pt_BR
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